TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Aplicada Ao Turismo

Artigos Científicos: Geografia Aplicada Ao Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 6

Geografia Geral Aplicada ao Turismo

O que há no espaço geográfico?

As Categorias Geográficas

Toda ciência possui conceitos fundadores do seu campo de investigação que serão os referenciais teóricos para a análise dos problemas com os quais ela (ciência) se depara. A Geografia possui alguns conceitos-chave, capazes de sintetizarem a sua objetivação, isto é, o ângulo específico com que a sociedade é analisada, ângulo que confere à Geografia a sua identidade e a sua autonomia relativa no âmbito das ciências sociais.

A Geografia tem como objeto de estudo a sociedade em sua relação com a natureza que é objetivada via cinco conceitos chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.

Cada um desses conceitos tem sido objeto de amplo debate. No bojo desses debates, cada conceito apresenta várias acepções, cada uma calcada em uma específica corrente de pensamento. Em nossa seleção apresentaremos os conceitos a partir da corrente crítica da Geografia.

Espaço: Iniciando pelo conceito de Espaço poderíamos afirmar ser este produto de inter-relações entre os homens, as firmas, as instituições, o meio ecológico e as infra-estrutura, sendo constituído através de interações, desde a imensidão global até o intimamente pequeno. Nele há a multiplicidade, tempos desiguais e sua função é ser o lócus da vida e da produção de bens serviços e idéias. Segundo Milton Santos (1985) o espaço precisa ser analisado a partir de sua forma, função, estrutura e processo (“Forma, função, estrutura e processo são quatro termos associados, a empregar segundo um contexto do mundo de todo dia. Tomados individualmente, representam apenas realidades parciais, limitadas, do mundo. Considerados em conjunto, porém, e relacionados entre si, eles constroem uma base teórica e metodológica av partir da qual podemos discutir os fenômenos espaciais em totalidade” (Santos; 1985) que devem ser consideradas em suas relações dialéticas.

Por forma devemos entender o aspecto visível, exterior – uma casa, um bairro, uma cidade e uma rede urbana são formas espaciais em diferentes escalas. A função implica uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto- “Qual seria a função de uma cidade histórica?” A estrutura diz respeito à natureza social e econômica de uma sociedade em um dado momento do tempo: é a matriz social onde as formas e funções são criadas e justificadas. Exemplificamos com a cidade de Brasília na qual a forma e função dizem respeito a um momento contemporâneo. Por fim, o processo, é definido como uma ação que se realiza, de modo contínuo, visando um resultado qualquer, implicando tempo e mudança. O exemplo seria a observação de como um atrativo turístico natural- cachoeira, praia está se alterando devido ao seu uso turístico.

Lugar: O conceito de região Lugar significa muito mais que o sentido geográfico de localização. Uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam. É um centro de significados construído pela experiência.

Os lugares se definem por sua densidade informacional e por sua densidade comunicacional cuja função os caracteriza e distingue. Essas qualidades se interpenetram mas , não se confundem. (Santos, 1996).

Região: Já a Região conceitua-se como o espaço delimitado que possui estrutura e dinâmica próprias. Pode ser definida por muitos critérios: em função da articulação com o espaço circundante; em função da associação de um quadro natural e humano específicos; em função de critérios administrativos e políticos. Ou seja, é uma área onde há o domínio de determinadas características que a distingue das demais.

Território: O Território é o produto histórico do trabalho humano, que resulta na construção de um domínio ou de uma delimitação do vivido territorial, assumindo múltiplas formas e determinações : econômica, administrativa, bélica, cultural e jurídica. O território é uma área demarcada, onde um indivíduo, ou alguns indivíduos ou ainda uma coletividade exercem o seu poder.

Paisagem: Por fim a Paisagem que é uma forma espacial presente, testemunho de formas do passado que podem ou não persistir - é o resultado da acumulação dos tempos. A paisagem, assim como o espaço altera-se continuamente para poder acompanhar as transformações da sociedade.

Todos esses conceitos devem ser de domínio do profissional de turismo pois conhecer os fundamentos geográficos o faz perceber a dinâmica espacial, entender a complexidade de relações que nela se estabelecem e principalmente analisar os aspectos principais da relação sociedade-natureza..

Fenômeno turístico

O grande desenvolvimento do fenômeno turístico, nas últimas décadas , principalmente o turismo de massa, vem despertando o interesse de áreas de estudo tanto em nível teórico - as Ciências Sociais, como no aspecto prático, através dos estudos das Ciências Aplicadas ( marketing, planejamento, publicidade). Esse desenvolvimento está comprovado ao analisar-se o ranking das atividades mais rentáveis do planeta: o turismo aparece em 3º lugar só perdendo para a indústria do petróleo e armamentos.

O espaço turístico

A relação imediata entre turismo e Geografia passa pelo espaço, o Espaço Turístico. Há uma incidência espacial constante no turismo. O lazer está sempre situado num espaço seja ele uma praia, um museu, uma cidade, uma montanha etc. Poderíamos inclusive, dividi-lo entre os grandes redutos de espaços ditos naturais e os grandes centros turísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com