TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Silos

Trabalho Escolar: Mecanica Dos Silos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo A mecânica dos solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia.

Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos. Dessa forma esse componente indispensavel, o solo para obras de engenharia, é imprescindivel que se conheça seu comportamento nas mais diversas situações.

Os solos tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo. Os principais agentes que promovem a transformação da rocha matriz em solo são: as variações de temperatura, a água ao congelar e degelar, o vento ao fazer variar a umidade do solo, e a presença da fauna e da flora.

Além dos agentes de intemperismo, existem também os agentes erosivos que se diferem do primeiro por serem capazes de transportar o material desagregado. De um modo geral o principal agente erosivo é a água que atua na forma de chuva, rio,lagos, oceanos e geleiras. Nos climas áridos, como por exemplo nos desertos, o principal agente causador de erosão é o vento que dá origem à erosão eólica.

Desta forma temos dois grandes grupos de solos: os transportados e os não transportados. Os solos transportados sofrem o intemperismo em um local e são transportados e depositados em forma de sedimentos em distâncias variadas, um exemplo deste solo é o aluvião e o colúvio. Já os não transportados, decompõem-se e permanecem no mesmo local, guardando de certa forma, a estrutura da rocha matriz da qual foi originado, os solos residuais são solos não transportados.

O Brasil foi um dos países que mais construiu barragens nas últimas décadas. Especialmente em virtude do crescimento da geração de energia oriunda do aproveitamento hidrelétrico, já que o país dispõe de grande potencial hidrelétrico. Somente a bacia do Rio Amazonas representa 40,5% de todo o potencial hidrelétrico nacional, sendo que muito pouco do potencial dessa bacia foi explorado até então. O Plano Nacional de Energia prevê um avanço de investimentos para a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) até 2030 (GOVERNO FEDERAL - BRASIL, 2012). Atualmente esta fonte de geração de energia é responsável por aproximadamente 75% da geração de energia total (não somente energia elétrica) no Brasil.

Mediante a importância da construção de barragens para o cenário nacional e a complexidade desse tipo de construção, que em geral envolve diversas áreas da engenharia.

Objetivos

O objetivo da pesquisa é explicar de forma a facilitar o entendimento da mecânica dos solos nas construções de Barragens de Terra, sendo sua fundamental importância de estudo para se garantir a estabilidade e qualidade que uma obra desse porte.

Desenvolvimento

Barragem é uma estrutura construída transversalmente a um rio ou talvegue com a finalidade de se obter a elevação do seu nível d’água, gerando assim um reservatório. Esta pode ser destinada: a geração de energia, a irrigação, a navegação, ao abastecimento urbano e industrial, a piscicultura, a recreação, ao controle de cheias, a regularização de vazão, dentre outros objetivos.

Entende-se por barragem toda a unidade que é composta por:

a) corpo da barragem

b) bacia da represa

c) terrenos de fundação

d) estruturas anexas: vertedouros, tomada d’água, galerias, túneis, casa de força, descarga de fundo, etc.

e) instrumentos de ascultação: piezômetros, medidores de recalque, células de tensão total, etc.

f) instalações de comunicação e manutenção

As barragens desde, o início da história da Humanidade, foram fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia-se, sobretudo, à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas em bases empíricas (CBDB, 2011). Algumas das barragens mais antigas de que se há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção. No Brasil, as primeiras barragens foram construídas na região Nordeste, no início do século XX, com a função de combater a seca e regularizar as vazões dos rios que eram utilizados para irrigação. Essas primeiras barragens brasileiras também foram projetadas em bases empíricas. Atualmente no Brasil, as barragens construídas são em sua maioria destinadas a geração de energia (SAYÃO, 2009), como pode ser observado na Figura 2.

Critérios de escolha do tipo de barragem

Uma das etapas do projeto de barragem que requer bastante cuidado e experiência é a escolha do tipo de barragem a ser construída. Diversos aspectos devem ser considerados para que se opte pela configuração de barragem mais adequada para a região onde esta será inserida. Alguns desses aspectos são:

Disponibilidade de material

É importante ter um amplo conhecimento quanto ao tipo, a localização e o volume dos materiais da região que possam ser aproveitados na construção da barragem. Para isso realiza-se uma análise das características geotécnicas do solo nas áreas próximas a obra. Têm-se então algumas indicações do tipo de barragem mais adequado, considerando-se as características do material disponível, como mostrado na Tabela 1, de acordo com Sayão (2009).

Tabela 1: Relação entre material disponível e tipo de barragem adequado (SAYÃO, 2009).

Alguns aspectos construtivos também devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com