TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Hidreletricas

Casos: Usinas Hidreletricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFRAN- UNIVERSIDADE DE FRANCA

GEOGRAFIA

JUNIA APARECIDA DE SOUZA CAMILO

CODIGO DO ALUNO: 1321597 6º SEMESTRE

HISTÓRICO, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO PLANEJAMENTO ESPACIAL DE USINAS HIDRELÉTRICAS BRASILEIRAS.

ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PÓLO DE ARAXÁ

Maio/2014

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento industrial no Brasil, na década de 30 logo após a crise que atingiu o setor agrário-exportador da cafeicultura gerou a necessidade de desenvolver o setor energético em nosso país.

O Brasil possui um relevo bastante acidentado, mais da metade é composta de planaltos que apresentam registros frequentes de afloramentos de rochas cristalinas que recebem chuvas relativamente abundantes todos os anos. Estes fatores fazem do território brasileiro um grande potencial hidráulico, pois boa parte dos rios brasileiros são caudalosos e planálticos, adequados à construção de usinas hidrelétricas.

Contudo a construção das usinas hidrelétricas gera problemas ambientais, pois transformam a realidade espacial das comunidades locais.

DESENVOLVIMENTO

A produção de energia hidrelétrica no Brasil teve início no final do século XIX, mas seu maior desenvolvimento ocorreu a partir do século XX. Nesse período o Estado brasileiro teve a necessidadede garantir o desenvolvimento de infraestrutura no setor de energia para permitir a instalação das grandes empresas multinacionais no país. A primeira termoelétrica para iluminação pública no Brasil, foi implantada na cidade de Campos (RJ) o que trouxe um desenvolvimento econômico para o estado.

A primeira usina hidroelétrica para iluminação pública foi implantada em 1889, para atender a cidade mineira de Juiz de Fora. No entanto, foi somente a partir da década de 40 e 50, com a aceleração industrial que o Brasil definiu mais claramente sua política de energética, priorizando a hidroeletricidade.

A estruturação definitiva ocorreu em 1962, com a criação da Eletrobrás a partir daí o potencial hidráulico se tornou intenso.

A primeira metade da década de 1970 ficou conhecida como a fase do “milagre brasileiro”, um período de grande crescimento econômico, durante o regime militar. Nessa época, foram construídas ou iniciadas várias usinas hidrelétricas, que visavam atender a necessidade de energia das indústrias. Contudo, a construção de hidrelétricas gera problemas ambientais.

Um dos principais problemas que a construção de grandes hidrelétricas traz é expulsão de um grande número de pessoas dos lugares onde vivem já que essas obras inundam enormes áreas, reduzindo o potencial agrícola e contribuindo para o êxodo rural.

Essas remoções compulsórias de população, necessárias para formação de enormes barragens, são muito complexas, pois afetam a identidade cultural de comunidades inteiras. Como forma de responder á desapropriação de suas terras, os trabalhadores de diversas regiões onde foram construídas barragens passaram se organizar e criaram, em 1989, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA), importante movimento social que discute os problemas decorrentes da construção de barragens, tais como pagamento de indenizações e principalmente o direito à terra e à sua casa.

Essa inundação também altera o equilíbrio ambiental, comprometendo a flora e a fauna da região a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com