TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução das Comunicações no Brasil

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUÇÃO

Desde os primórdios já se falava em comunicação e seu desenvolvimento que foi se dando desde a criação do fogo com as tochas depois foi difundido os metais polidos a vela o espelho enfim, a cada etapa surgiam novos elementos comunicativos devido as distancias entre os vilarejos e cidade e suas necessidades contribuindo para o avanço social e atualmente se encontra das mais variadas formas e nas mais diversas instituições e vem sendo bastante difundida no Brasil e no mundo caminhando aliada ao avanço tecnológico.

É importante explanar a respeito do conceito do que seria a telecomunicação que basicamente “é uma técnica que consiste na transmissão de uma mensagem de um ponto para outro, geralmente com a mais-valia de ser bidirecional, Ou seja, a pessoa pode ser interlocutor ou receptor em uma mesma comunicação. A telefonia, o rádio, a televisão e a transmissão de dados através de computadores fazem parte do setor das telecomunicações”.

O processo de desenvolvimento da telecomunicação se deu à partir da criação do Telegrafo que abriu as portas para as telecomunicações nacionais e internacionais a fim de tornar mais fácil e mais rápido a troca de informações no intuito de promover o avanço social.

2-DESENVOLVIMENTO

Diversos meios de comunicação surgiram na história há muito tempo como, dentre outros: 1440 – A primeira Prensa, 1667 – Telefone de Cordel, 1684 – Tubos Pneumáticos, 1714 – Máquina de Escrever, 1747 – Eletricidade por Fio. Apesar desses meios comunicativos terem contribuído para a evolução das telecomunicações, outros meios se destacam como o caso do telégrafo e do telefone.

A evolução histórica das telecomunicações como já mencionado se deu à partir da invenção do Telegrafo por Samuel Morse em 1844 mas não parou por aí pelo contrário esse foi o pontapé inicial de uma gama de aparelhos telecomunicativos estavam a surgir.

Em 1976 o telegrafo começou a entrar em desuso com a criação do Telefone por Graham Bell com a voz humana se deslocando por fios e assim expandindo a distância entre as comunicações, antes disso houve a criação da radiofonia que apesar de contribuir para o avanço da telecomunicação foi pouco usado. À partir de então se deram diversas melhorias no telefone até chegar aos dias atuais no qual atende a distancias remotas em intervalos de tempo muito curtos.

As telecomunicações no Brasil até 1950 eram dificultosas e não atendiam em suma a população pois até então suas condições eram precárias. O primeiro telefone instalado no Brasil se deu em 1877 com o brasil ainda império na quinta de Boa Vista tendo a primeira concessão para exufluir dos serviços telefônicos em 1879, logo após surgiu o aparelho telefônico bidirecional o qual também foi muito utilizado no Brasil. De acordo dados encontrados foi possível traçar um parâmetro de como as telecomunicações começaram a se difundir nos estados Brasileiros sendo: “A primeira central automática no Brasil inaugurada em 1922, na cidade de Porto Alegre; a segunda em 1925, no Rio Grande do Sul e a terceira, finalmente, em 1928, na cidade de São Paulo, tendo no final de 1929  a criação da CTB (Companhia telefônica Brasileira)”.A telecomunicação no Brasil pode ser Dividida em antes e após 1955 quando houve umas reestruturação desse a fim de contribuir para a melhoria social e a convivência não só interna mas também fora do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com