TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Copa Do Mundo - De 1918 Ate 2014

Dissertações: A História Da Copa Do Mundo - De 1918 Ate 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 8

A história da Copa do Mundo

A história da Copa do Mundo se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convocadas, tendo o Uruguai como pais sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.

Um simples empate daria o titulo ao Brasil, porem a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos depois da conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do titulo. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou a taça pela segunda vez.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeã do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

Após o titulo de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem titulo. A conquista voltou a acontecer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porem perderia o titulo para o país anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão/Coreia do sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha, e em 2010 na África do Sul, nas quais o Brasil não chegou nem perto de ganhar o titulo, perdendo em 2006 para França e em 2010 para a Holanda.

Este ano, a Copa do Mundo será realizada no brasil.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo

· O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine, com 13 gols.

· O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.

· O Brasil é o país com mais títulos conquistados, cinco no total.

· A Itália foi quatro vezes campeã seguida da Alemanha com três, Argentina e Uruguai com dois, e Inglaterra e França com apenas um.

· A copa do mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta

· As Copas do Mundo da França (1998), Japão/ Coreia do Sul (2002) e Alemanha (2006) foram as únicas que tiveram participação de 32 seleções.

Os campeões das Copas do Mundo

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra (1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (1998) / Itália (2006) / Espanha (2010).

Como surgiu a FIFA e a Copa do Mundo

Tudo começou através de amistosos entre as comunidades britânicas. O primeiro amistoso de que se tem noticia, foi entre as seleções da Escócia e da Inglaterra, no ano de 1872. Naquela época, o futebol era pouquíssimo praticado fora das terras da Grã-Bretanha. Com o período de intercambio estudantil, a ida de operários ingleses para trabalhar em outras regiões do globo e os estrangeiros fazendo o nível superior da Inglaterra, o esporte acabou sendo difundido em outros países.

Pela sua popularidade, houve a necessidade de se criar uma federação que regesse o futebol e congregasse os países interessados a desenvolver ainda mais esta nova pratica esportiva. Em maio de 1904, nasce a FIFA (Fédéracion Internacionale de Football Association, em francês), que reunia sete países europeus, a saber: a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Espanha, a Suécia e a Suíça. Atualmente, a entidade possui 213 filiados, mais ate do que a ONU. Seu primeiro presidente foi o francês Robert Guérin, eleito dois dias após a fundação da entidade, em 23 de maio de 1904.

Anos mais tarde, a FA, federação que reúne os países do Reino Unido, associou-se à entidade. Mas isso foi um processo bastante demorado. A FA, não aceitava ter sua autonomia atravessada por uma entidade que tinha seus membros, países que na inventaram o esporte. Tanto que seus afiliados, inclusive a Inglaterra, pais que inventou o futebol, não participaram das primeiras edições da Copa por pura vaidade.

A FIFA então, se filia ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e passa a organizar o Torneio Olímpico de Futebol. Nos jogos de 1924, acontece, como demonstração, a primeira edição do Torneio, com a conquista dos uruguaios.

O Torneio Olímpico ganhou status e publico e nas olimpíadas de 1928, a competição já valia medalhas. Novamente os uruguaios levam a melhor.

O crescimento do futebol e as solicitações de filiação fizeram com que a FIFA criasse um campeonato separado dos Jogos Olímpicos. Ainda em 1928, em reunião na sede de Zurique, Suíça, a entidade máxima do esporte, decide criar a Copa do Mundo. E a primeira edição, aconteceu no Uruguai por advento das comemorações do centenário da independência do país e das conquistas no campeonato olímpico.

Apenas 13 países estiveram presentes na Copa. Entre elas estava o que mais tarde, viria a ser o maior campeão da competição e o único país presente em todas as edições: o Brasil.

Nosso país levou uma equipe ainda modesta, mas cheia de grandes craques. Arakém Patusca, Friedeheinch, Preguinho, foram alguns dos craques brasileiros que mostraram seus talentos em solo uruguaio. Infelizmente, o Brasil acabou sendo eliminado ainda na primeira fase após a uma estreia com derrota para a Iugoslávia, por 2 a 1. O primeiro brasileiro a fazer gols em Copas foi o Preguinho, que era filho do escritor Coelho Neto, autor de Fogo Fátuo.

O Uruguai e a Argentina, grandes rivais da América do sul, fizeram a primeira decisão. Confirmando a boa fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com