TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCÍCLIC RERUM NOVARUM

Projeto de pesquisa: ENCÍCLIC RERUM NOVARUM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho a ser apresentado tem a função de descrever o posicionamento da igreja católica em diferentes momentos históricos, fato que se evidencia através das encíclicas: RerumNovarum, Quadragésimaannos, OctogésimaAdveniens e Centésimosannus. Todas as Encíclicas citadas enfatizam um mesmo objetivo, porém com algumas evoluções precisas para com o modo de vida dos operários.

Rerum Novarum escrita pelo Papa Leão XIII no ano de 1891 critica fortemente as formas de remuneração dos operários, nos quais viviam em grande precariedade e descaso, devido as injustiças salariais.

A Quadragésima Anno foi o aniversário de 40 anos da Encíclica Rerum Novarum, reescrita pelo Papa Pio XI, ela tinhamaiores objetivos a serem alcançados, um deles era um salário que suprisse a sua necessidade e de sua família como pessoas dignas de uma vida sem miséria.

Passando-se então, 80 anos da Encíclica Leonina, é escrita uma nova carta pelo Papa Paulo VI abordando sobre: o lugar das mulheres, sobre os jovens, a discriminação, a imigração, a criação de postos de trabalhos, os meios de comunicação social, o meio ambiente, entre outros assuntos em que vivenciamos até hoje.

E por fim a Centésimusannus mostra-se os trabalhadores com um salário mais digno de que os mencionados nas Encíclicas anteriores, surge também uma discussão entre os poderes supremos “Igreja Católica e Estado”, onde a Igreja Católica saindo de seu reinado faz uma conciliação com o Estado, aonde diz: que o poder maior deve ficar sempre ao lado dos inferiores, pois eles não tem grande poder para sua própria proteção.

2. ENCÍCLICA RERUM NOVARUM

Em latim Rerum Novarum significa “Das coisas novas”, é uma encíclica escrita pelo papa leão XIII falando sobre a condiçãodos operários em 15 e maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, debatendo as condições das classes trabalhadoras. Wilhelm Emmanuel Von Kettler e Edward Manningtiveram grade influência na sua composição.

A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade de seu tempo e laica, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento papal refere alguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiçana vida industrial e socioeconômica, como por exemplo, a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do estado ma economia a favor dos mais pobres e desprotegidos, a caridade do patronato aos trabalhadores.

A Rerum Novarum deu início a uma nova forma de relacionamento entre igreja católica e o mundo moderno, que consiste na abertura da própria igreja. Na “Doutrina Social da própria Igreja”, a igreja busca propiciar ao cristão os princípios e reflexão os critérios de julgamento e as diretrizes de ação onde partir para promover esse humanismo integral e solidário.

A doutrina trabalhista nacional, em regra, aponta a Encíclica "RerumNovarum", de autoria do Papa Leão XIII, como um dos marcos na conquista dos operários por melhores condições de trabalho. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a encíclica RerumNovarum, que definia a doutrina social da Igreja Católica. Nesse documento, o Papa defendia direitos dos trabalhadores, definia o trabalho como a atividade destinada a obter recursos para suprir necessidades que garantem a sobrevivência do indivíduo e decretava o direito à propriedade privada. Até então, a Igreja Católica jamais havia se manifestado em relação aos novos quadros de trabalho oriundos da Revolução Industrial e ao surgimento de empresas. Outro ponto citado pelo pontifício foi a definição de perfis de trabalho, já que alguns trabalhos não podiam ser exercidos por mulheres ou crianças. O Papa afirma também que os salários devem ser acordados para que sejam suficientes para assegurar a subsistência do empregado.

Os operários possuem alguns deveres e obrigações para com os seus empregadores como: não devem lesar o seu patrão nem seus bens e suas reivindicações devem ser isentas de violência. A maioria dos operários gostaria de melhorar sua condição por meios honestos, porém eles são incentivados pelos agitadores que possuem idéias de invasão do direito alheio sob o pretexto da igualdade. É função do Estado reprimir essa minoria e preservar os bons operários do perigo da sedução. De acordo com a visão leonina, o Estado deve garantir os direitos das classes mais baixas já que, os ricos possuem certa “proteção” dada pela sua riqueza.

Leão XIII também define o papel do Estado como um regulamentar entre todas as partes. Assim, cabe ao governo do país garantir que patrões e empregados estejam em comum acordo, evitando greves, manifestações, violência e abusos. No caso da propriedade privada, O Estado não pode suprimi-la, uma vez que sua existência é uma lei que emana da natureza. A desigualdade das condições nasce espontaneamente, a própria natureza estabelece múltiplas diferenças entre os homens, portanto o desejo socialista de elevar todos ao mesmo nível, instituindo uma propriedade coletiva, é contra essa natureza.

Por conta de todas as ideias expressadas pelo documento, não podemos afirmar que a Igreja Católica se posicionava contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com