TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Grego E Estado Romano

Ensaios: Estado Grego E Estado Romano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  9.565 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADO GREGO

Apesar de haver referência ao Estado Grego, não se tem real confirmação da existência de um Estado único, que engloba – se todo o povo helênico.

Pode – se falar genericamente num Estado Grego por suas características básicas e fundamentais, comuns entre os povos helênicos.

Apesar das diferenças culturais, a base de um Estado Grego era comum a vários povos. A concepção de sociedade política, era semelhante em vários lugares, tendo como exemplo Atenas e Esparta.

Sua característica principal era a de cidade – Estado, ou, polis, como sociedade política de maior expressão. Os ideais visados eram a autossuficiência e a autarquia.

ESTADO ROMANO

Ao se falar de Estado Romano, não pode – se entendê – lo como algo bem caracterizado e uniforme, pois sabe – se que teve início com um pequeno agrupamento humano, experimentando várias formas de governo, expandindo seus domínios por grande parte do mundo, atingindo povos e cidades de costumes completamente diferentes até formar um Império Mundial.

Manteve característica básica de cidade – Estado de sua fundação, em 754 a.C., até a morte de Justiniano em 565 da era cristã. Com o cristianismo e uma grande extensão territorial, foi superado a cidade – Estado, promovendo assim novas formas de sociedade política, que surgiram no conceito de Estado Medieval.

O Estado Romano tinha base na organização familiar, as civitas (união de grupos familiares) concedendo privilégios as famílias patrícias, compostas por descendentes dos fundadores do Estado.

O povo participava diretamente do governo, sendo “o povo” uma faixa estreita da população que tinha posses. Os governantes supremos era os magistrados, sendo por muito tempo composto por famílias patrícias.

Em longa e lenta evolução, outras camadas sociais foram adquirindo e ampliando seus direitos, sem desaparecer, até o fim, a base familiar e a ascendência de uma nobreza tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com