TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etimologia e significado de Executivo

Pesquisas Acadêmicas: Etimologia e significado de Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

Executivo[editar]

Executivo é a função de quem executa algo nas áreas administrativas complexas e de grande responsabilidade. A nível empresarial, é o profissional que exerce cargo de liderança. Ou seja, ele dirige uma empresa, fazendo cumprir as diretrizes desta, e promovendo os desenvolvimentos sociais, financeiros e econômicos. É uma pessoa que tem cargo de chefia, e tem como objetivo o lucro, contratação de empregados e modernização da empresa.

Etimologia e significado de Executivo[editar]

Significado da palavra Executivo: designado a, quem executa ou põe em execução. Etimologia de Executivo: Originada do latim EXSEQUI, “realização, cumprimento de algo”, formada por EX-, “fora”, mais SEQUI, “seguir, ir atrás, acompanhar”.

História do Executivo[editar]

O papel, Executivo, surgiu no século XVI, quando muitas Companhias cresciam assustadoramente e em pouco tempo e se tornaram uma sociedade anônima e houve a necessidade de uma pessoa , não necessariamente os donos, assumir a responsabilidade de administrar a empresa. Na época sua função mais importante era manter a comunicação entre patrão e trabalhadores. Somente no século XIX é que ser executivo ganha mais prestígio pois, foi aqui que tiveram mais liberdade para usar suas habilidades sem ter que envolver o dono em suas decisões, o que era comum na época.

No Brasil,na década de 70, foi realizada pesquisas para traçar o perfil desde novo personagem no Brasil e este foi o cenário para a ascensão de um dos mais importantes cargos corporativo: o executivo. Como descrito pelo jornalista britânico Anthony Sampson, o Homem da Companhia: "Seguir o rastro das variáveis que moldaram o executivo leva ao caminho da evolução e da modernização das próprias empresas, até então comandadas por seus donos".

Mulher Executiva[editar]

Até a década de 70, em todo mundo as mulheres que se viam frente à uma empresa de modo geral eram figuras representativas, mulheres que receberam a empresa por herança ou por viuvez. Na década de 70 no Brasil houve pelo menos 200 mulheres que ocuparam e exerceram efetivamente o principal cargo executivo de uma empresa. Todo o contexto histórico em que a mulher está inserida ajuda a explicar o porque que as mulheres tem dificuldade de assumir um alto cargo como executiva.

Além de acumular conhecimentos técnicos e manter-se atualizada sobre as tendências e perspectivas sobre sua área e outras tantas que englobam a profissão, espera-se que a mulher executiva seja uma verdadeira embaixadora de sua empresa ao representá-la em qualquer situação.

A mulher deve ter capacidade e habilidades suficientes para atingir excelentes resultados para o local em que trabalha e para seus conhecimentos, mesmo submetida a viagens constantes, o que consecutivamente implica em distanciar-se do lar e de suas verdadeiras raízes. No mundo globalizado há muitas cobranças e se você não faz o seu trabalho com qualidade e eficiência, com certeza outra pessoa fará isso e por um valor menor.

Perfil do Executivo[editar]

Num mercado onde as qualificações técnicas assemelham-se cada vez mais, estes traços pessoais que não constam no currículo são muito valorizados.

A criatividade e a capacidade de criar soluções estruturadas possíveis e viáveis a partir de situações pré-existentes são qualificações bem desejadas. é preciso ser criativo, por ém realista. Mais que isso, é preciso criar soluções capazes de envolver os outros e não somente causem a elevação de quem a criou inicialmente. As soluções devem desenvolver-se como redes, com cada um acrescentando a sua contribuição.

Inspirar os outros, fazendo com que as coisas aconteçam através da equipe é outra qualidade bastante apreciada. Executivo não é aquele que diz somente “eu quero”, mas aquele que promove condições para que seja feito, desenvolve times, consegue mobilizar para um determinado caminho ou objetivo, lidera em vez de somente chefiar e isso só é possível se o executivo tiver reputação e um propósito para a empresa, uma visão que ele persegue e busca realizar, além de uma conduta coerente com isso. Comunicar-se bem tanto por escrito como verbalmente é requisito fundamental. Este executivo também deve ter capacidade de ouvir e entender as pessoas e o que está a sua volta, conseguindo assim montar medidas práticas em função das circunstâncias que o cercam.

Um bom Executivo[editar]

Nem sempre uma pessoa mais experiente é o melhor líder. Nem sempre o gerente é o melhor líder. Na verdade, um líder se consolida pelas atitudes e isso não está obrigatoriamente relacionado com a idade ou o cargo.

Apoiar a equipe: Os líderes de equipes eficazes sempre apoiam a equipe e traduzem este apoio com postura encorajadora. Eles aceitam o que os outros têm a dizer e não tentam controlar ou manipular os outros. Estão sempre criando oportunidades para os outros expressarem seus pensamentos e conhecimentos, pois assumem que os outros têm ideias e informações úteis. Estimulam pontos de vista divergentes, pois sabem que das diferenças é que surgirá o crescimento e sentem-se livres também para dar novas ideias.

Saber ouvir: Saber ouvir é outra característica importantíssima dos líderes eficazes. Eles são ouvintes ativos, prestam atenção e respondem tanto a sentimentos quanto a ideias dos outros. Ouvem sem interromper, fazem perguntas abertas sem julgar ou avaliar e só então resumem e ponderam sobre as ideias e sentimentos dos outros.

Analisar e solucionar problemas: No momento em que as diferenças confrontam-se, o líder eficaz está presente para fazer a atenção concentrar-se no processo de análise e solução do problema e não nas pessoas. Ele auxiliará a negociação específica e direta das diferenças, questionando sua própria posição. Neste espaço aberto para o confronto fará considerações de como a equipe está quanto às relações pessoais, ao andamento dos processos e, quanto ao uso do tempo.

Buscar concordância de todos os membros da equipe: A decisão de consenso às vezes é fundamental. Ela é importante quando o compromisso é necessário, quando as pessoas envolvidas têm que se sentir comprometidas com os objetivos. Por isso, os líderes buscam a concordância de todos os membros da equipe para que uma única decisão seja apoiada. Obter consenso geralmente requer investimento de muito tempo e energia, mas se ele for um valor ou norma da equipe necessariamente terá que ser buscado.

Solicitar e receber feedback: Líderes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com