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Fichamento Cultura Um Conceito Antropológico

Por:   •  5/12/2023  •  Abstract  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

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Universidade Estadual do Maranhão-UEMA 

Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC 

Departamento de História e Geografia-DHG 

Disciplina: Antropologia. 

Prof.ª Tayna Egas Costa. 

Juliana Santos Sa Da Silva. 

FICHAMENTO

Caxias -ma

2022

Cultura

Um conceito antropológico

  • Discussão de um dilema a respeito da conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.
  • “A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados.”
  • Monogenismo: doutrina segundo a qual todas as raças humanas derivam de um tipo primitivo único.
  • Preocupação do homem quanto a diversidade dos modos comportamentais existentes entre os diferentes povos.
  • O sistema social dos lícios, descrito por Heródoto, apresenta a clara preocupação do historiador em relação a diversificação de comportamento entre os povos, ele considera os costumes dos lícios diferentes de todas as outras culturas mesmo tomando como referencia apenas a sua própria sociedade.
  • “Cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.”
  • Processo de endoculturacao.
  • No determinismo biológico os antropólogos estabelecem que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Essas mudanças vão ocorrer devido o processo de endoculturacao.
  • “A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.”
  • Racionalidade biológica.
  • O determinismo geográfico apresenta a ideia de que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Estas teorias ganharam até que grande popularidade entre o final do século XIX e o inicio do século xx. Entretanto este tipo de determinismo acabou sendo refutado por antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros que  demonstraram a existência de uma limitação na influencia geográfica sobre os fatores culturais. Além de demonstrarem também que é possível e comum a existência de uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
  •  “A posição da moderna antropologia é que a “cultura age seletivamente”, e não casualmente, sobre seu meio ambiente, “explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura.””
  • Edward tylor sintetizou os termos kultur, de origem germânica utilizado para simbolizar aspectos espirituais de uma comunidade, e civilization, palavra fancesa que se referia principalmente as realizações materiais de um povo. O que resultou, após sintetizados no vocabulário inglês Culture, que “tomando seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
  • Relativismo cultural.
  • Segundo o antropólogo americano Marvin Harris, nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento.
  • Tylor em 1871 defibiu a cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética, como diríamos hoje.
  • Kroeber em 1950 escreveu otimista que a maior realização da antropologia na primeira metade do século XX foi a ampliação e a clarificação do conceito de cultura. Quando na verdade, as centenas de de definições após tylor serviram mais para estabelecer uma confusão do que ampliar os limites do conceito.
  • “demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes ele proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e evolução.”
  • A diversidade é explicada por Tylor como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
  • Evolucionismo unilinear.
  • Difusionismo cultural.
  • Segundo as afirmações de Boas o que convém para descobrir a origem deste ou daquele traço cultural e para interpretar a maneira pela qual toma lugar num dado conjunto sociocultural. De forma mais simplificada, Boas desenvolveu o particularismo histórico segundo a qual cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou.
  • Os exemplos apresentados por Kroeber mostram que o homem foi responsável pelo seu  próprio processo evolutivo e o fizeram sem se submeter a modificações biológicas radicais, adaptando-se apenas por meio das mais diferentes condições mesológicas.
  • “O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiencia adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam.”
  • Ofuscamento dos instintos humanos pelo desenvolvimento cultural.
  •  “O homem adquiriu, ou melhor, produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder.”
  • As teorias idealistas de cultura se subdivide em três abordagens: a primeira é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados “novos etnógrafos”.

A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvoldida por Claude Lévi-Strauss, “que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.

A terceira é a que considera cultura como sistemas simbólicos.

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