TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getulio

Projeto de pesquisa: Getulio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Getúlio

1 INTRODUÇÃO

O filme Getúlio, retrata os dezenove últimos dias de vida de Getúlio Vargas, em 1954, que pressionado por acusações de corrupção e de que seria o mandante por trás do atentado feito por sua guarda pessoal ao Carlos Lacerda, jornalista opositor. Se viu por trás de uma forçada renúncia, por conta de várias fraudes e corrupções que surgiram durante o seu governo presidencialista. Da qual a sua última opção, depois de ter dedicado a vida ao povo brasileiro, seria a sua morte.

2 DESENVOLVIMENTO

O filme, em seu primeiro momento, inicia com uma reflexão de Getúlio, sobre os 15 anos da passada Era Vargas, em que havia assumido o controle do país de forma autoritária, época de censuras, prisões, onde também houve o fechamento do congresso. Conhecido como pai dos pobres, mas como mãe dos ricos pelos seus inimigos chegou ao poder com um golpe de estado em 1930 com o intuito inicial de acabar com a conhecida república do café com leite. Como naquela ditadura, foi posto no poder por militares, não havia significativa força de repressão que pudesse abalar o seu governo autoritário.

Seu maior opositor, Carlos Lacerda, através da mídia, bombardeou Getúlio com acusações de corrupção, e de que deveria renunciar. Quando na verdade, a corrupção não vinha diretamente de Getúlio. Em seu manuscrito, feito antes de morrer, escreveu que se via não apoiado por aqueles amigos fracos de que não defenderam-no em suas posições daqueles traidores a quem proporcionara honras e mercês e aos cruéis moralmente insensíveis ao qual entregou à justiça, e que tudo isso, foi o que acabou cooperando na criação de uma opinião pública que degradava sua imagem.

Getúlio, não conseguira viver o pesadelo de no dia de sua deposição sair do catete humilhado pelo povo que por quem trabalhava incansavelmente, fazendo leis trabalhistas como a do salário mínimo e das férias remuneradas. Não poderia perder toda honra e dignidade que lhe eram merecidas, e no final, morrer de desgosto. Para ele, o único jeito de sair dali em que lhe restara honra, seria oferecendo ao povo a última coisa que lhe pudera oferecer, seu sangue. Ali em seu velório, um dos maiores do mundo, o povo brasileiro entrou em prantos, aqueles que o caluniavam, lamentavam sua ida para a eternidade, só então que se lembraram de tudo o que fez a eles.

3 CONCLUSÃO

Getúlio, foi um ditador de esquerda, criou leis trabalhistas, que favoreceram bem a classe operária; obviamente não era interessante para os burgueses, assim como quando tomou o governo em 1930 para acabar com a política do café com leite, onde era desinteressante para os estados participantes. Assim, conseguimos ver que a população brasileira é muito manipulável, onde a mídia, usando palavras convencedoras e apresentando ideias completamente de direita, consegue fazer com que o povo acabe prejudicando ele mesmo, forçando a renúncia de um presidente, que atendia os interesses do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com