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Historia Da Arte

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Por:   •  5/11/2013  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

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UNIVERSIDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA – UNIDERP

ACADÊMICA: ELIANA CANDIDA NOGUEIRA

RA: 5945232839

SALA: N 11

CURSO: Arquitetura & Urbanismo

MATERIA: Estética e Historia da Arte

PROF. (a): Liliane Carvalho Rosa

IMPRESSIONISMO – MOVIMENTO ARTÍSTICO

Dans la Prairie - Na Pradaria é um óleo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1876.

A pintura retrata a esposa do pintor, Camille, lendo num campo florido. Foi exibida pela primeira vez em Paris, em 1877.

Foi leiloado em 04 de Fevereiro de 2009, pela Christie's de Londres por 11,2 milhões de libras (16,16 milhões de dólares).

Foi leiloado na Sotheby's de Nova Iorque em 11 de Novembro de 1999 por $15,402,500 dólares.

IMPRESSIONISMO - MOVIMENTO ARTISTICO.

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza. Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano. Retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.

Características do impressionismo nas artes plásticas:

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;

- Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

Principais características da pintura:

Baile no Moinho da Galette, 1876.

* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica. A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. O grande legado que esses pintores nos deixaram vai muito além de captar

as impressões óticas da luz e sua incidência sobre a paisagem. Perfeitos conhecedores da técnica de pintar utilizaram o estudo sobre a ótica para ingressar nos domínios imensos da Psicologia e do Surrealismo.

Os pintores, liderados por Monet defendiam: - o objeto não tem cor específica; sobre sua superfície há uma vibração mais ou menos rápida da luz, que dá a sensação de cor.

- Forma e cor são ilusões coexistentes : dois processos sumários de que se vale o nosso espírito para apreciar o mistério da vida.

- A cor pura seria reduzida ao espectro solar; a forma pura a uma abstração geométrica. Contemplando uma forma, nossa imaginação envolve-a num traço inexistente.

-o véu diáfano da atmosfera torna-se essencial para a pintura, pois está carregado de luz.

-A sombra não é uma superfície escura e pardacenta com ausência de luz, mas uma área com colorido específico, com outros valores.

-As cores na sombra alteram-se por refração. Cada objeto que receba luz, distribui luz e colorido aos outros objetos próximos. riqueza do colorido e suas gradações são obtidos através de toques justapostos de cores fundamentais, deixando que a mistura se processe ilusoriamente à distância, tal como acontece na natureza. O Impressionismo é a valorização total da cor - elemento tipicamente emotivo

- e o abandono do contorno,

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