TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Seminário: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Em 13 de abril de 1873 foi inaugurado o Colégio Culto à Ciência, por ocasião de sua inauguração, o então secretário da sociedade maçônica, o Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles fez um discurso, salientando a necessidade da “instrução popular”.

O colégio era dirigido pelos maçons até a dissolução da Sociedade, passando entao, para o poder público em 1892.

O colégio em fevereiro de 1885 se obrigou a suspender suas atividades,devido ão surto da febre amarela, sendo reiniciadas somente em julho do mesmo ano. Em 1890 as aulas foram reiniciadas em janeiro, mas, o funcionamento da escola foi novamente interrompido, pois a febre amarela, que tomou conta da cidade, ainda não tinha sido completamente desaparecido. Durante o ano da proclamação da República e no ano seguinte o Colégio não funcionou regularmente, voltando às suas atividades somente em 1891 quando a situação financeira da Sociedade, Culto à Ciência estava em crise.

Em 24 de dezembro de 1892, na qual ficou decidido que todo seu patrimônio passaria para a municipalidade campineira, para fins únicos de instrução, como previa o artigo 43 de seus estatutos, devido as dificuldades financeiras que o colégio enfrentava.

Em 1894 o colégio Culto á Ciência passou a pertencer ao Estado e abrigou o Ginásio de Campinas conforme Lei nº 284, de 14 de março de 1895, instaurada pelo atual governador Manoel de Campos Sales. Após esse período o então governador, Dr. Ademar de Barros, entendendo que Campinas pretendia cultuar a ciência, assinou o decreto nº 17.306 em 17 de junho de 1947, alterando o nome do Colégio para Colégio Estadual “José Bonifácio”, considerando que José Bonifácio representava a homenagem que o corpo docente e toda a cidade de Campinas desejava prestar às ciências. Dessa forma, o Colégio levou o nome de “José Bonifácio” até o dia 1 de julho do mesmo ano, quando o decreto nº 17.350 entrou em vigor dando-lhe a denominação de Colégio Estadual Culto à Ciência.

O nome da escola é uma referência aos ideais positivistas, pois, para eles, “a razão era o novo guia da humanidade e cultuar a ciência era o mesmo que cultuar a razão”. Esse prédio permanece até os dias atuais, e mantém o estilo da arquitetura clássica francesa do século XVII, ainda que tenha passado por algumas reformas.

Segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo (1907 e 1908), desde sua fundação até 1908, só se bacharelaram ali 32 alunos, devido às epidemias de febre amarela.

Conforme resolução nº 12, de 01 de dezembro de 1992, publicada no Diário Oficial do Município de 24 de dezembro de 1992, o prédio do Colégio Culto à Ciência, situado à rua Culto à Ciência nº 422, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – CONDEPACC. Atualmente a escola oferece Ensino Médio Regular.

Imagem antiga da escola Culto à Ciência

http://eecultoaciencia.blogspot.com.br/2011/04/um-pouco-de-historia.htm http://www.cultoaciencia.net/pag_apresentacao.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com