TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Brasil

Artigo: História Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

O outro ciclo em que a obra se destaca é o dos estudos marxistas da história do Brasil. O materialismo histórico era então bastante incipiente no país, praticamente coincidindo com a fundação do Partido Comunista do Brasil, em 1922.

Ambos os ciclos culminaram na grande obra de Caio Prado Jr., Formação do Brasil contemporâneo, de 1942, livro que abriu a coleção do autor na Companhia das Letras. Mas é Evolução política do Brasil que anuncia a interpretação que posteriormente será desenvolvida.

A presente edição de Evolução política do Brasil teve por base a de 1953, na qual o autor acrescentou ensaios posteriores, de história, geografia e demografia, ao trabalho original. Entre eles, encontram-se trabalhos importantes, como aqueles sobre a cidade de São Paulo, estudos precursores em que se faz sentir a influência da geografia com a qual o autor entrou em contato como aluno da recém-criada Universidade de São Paulo, e ensaios sobre o Império, em que chama a atenção para a importância desse período da história brasileira.

Gilberto Freyre

Em 1933, após exaustiva pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros, Gilberto Freyre publica Casa-Grande & Senzala, um livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária.

Gilberto Freyre foi buscar nos diários dos senhores de engenho e na vida pessoal de seus próprios antepassados a história do homem brasileiro. As plantações de cana em Pernambuco eram o cenário das relações íntimas e do cruzamento das três raças: índios, africanos e portugueses.

Em Casa-Grande & Senzala, o escritor exprime claramente o seu pensamento. Ele diz: "o que houve no Brasil foi a degradação das raças atrasadas pelo domínio da adiantada" . Os índios foram submetidos ao cativeiro e à prostituição. A relação entre brancos e mulheres de cor foi a de vencedores e vencidos.

"Casa-Grande & Senzala foi a resposta à seguinte indagação que eu fazia a mim próprio: o que é ser brasileiro? E a minha principal fonte de informação fui eu próprio, o que eu era como brasileiro, como eu respondia a certos estímulos."

Havia tempos Gilberto Freyre procurava escrever sobre o ser brasileiro. Pressões políticas e familiares o levaram, entre 1930 e 1932, a viver o que chamou de "a aventura do exílio". Partiu para a Bahia e pesquisou as coleções do Museu Afro-Brasileiro Nina Rodrigues e a arte das negras quituteiras na decoração de bolos e tabuleiros. Observou que a culinária baiana era neta da velha cozinha das casas-grandes.

Depois da Bahia partiu para a África e Portugal. Iniciou em Lisboa as pesquisas e estudos que sedimentariam o livro Casa-Grande & Senzala. De Portugal foi, como professor visitante, para a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde viajou pelo Sul e pôde constatar a existência, durante a colonização americana, do mesmo tipo de regime patriarcal encontrado no nordeste brasileiro.

Durante o período de estudos na universidade americana, o escritor elaborou uma linha de pensamento que diferenciava raça e cultura, separava herança cultural de herança étnica; trabalhou o conceito antropológico de cultura como o conjunto dos costumes, hábitos e crenças do povo brasileiro.

"Gilberto Freyre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com