TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Social

Artigo: História Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

A história vai ser contada, a partir do ponto de vista social, a partir de todas as relações. Todas elas serão objeto de estudo, ou seja, servirão para contar a história, casamentos, organização dos grupos etc. E graças aos avanços dos estudos da economia, demografia e até mesmo através da ecologia temos dado longos passos em relação ao estudo da história social. Por que desses estudos? Quando conseguimos como era a economia de determinada época conseguimos entender o porquê de terminadas relações sociais.

Porém o texto fala de outra vertente para entendermos a sociedade. São os fenômenos mentais, precisamos não apenas entender esses fenômenos, mas saber como as pessoas viam a sociedade através desses fenômenos. Quando entendemos esses pontos, começamos a entender o porquê de determinados valores, o porquê de aceitar e criar determinadas regra etc. O historiados deve ter o objetivo de desvendar esse quebra cabeça.

Quando entendemos que, temos uma enorme e talvez incontável área de campo, nos vemos forçados a agrupar esses fenômenos, formando então as ideologias.

Vamos entender ideologia por, um sistema de representações dotado de uma existência e de um papel histórico no seio da sociedade.

Agora que entendemos essa questão de ideologia, vamos colocar em evidencia cinco características:

1ª Oferecem uma representação de como a sociedade vê o mundo. Por exemplo na idade média muitas ideologias são ligadas a textos do cristianismo.

2ª São naturalmente deformantes, elas colocam a realidade a partir de um determinado ponto de vista, muitas vezes representados através de um jogo de luzes que não condiz com a realidade.

3ª São concorrentes entre si, elas tem por natureza ser uma oposta a outra, já que elas representam pensamentos de grupos, e uma vez que estamos na eterna luta entre classes, segundo Marx, elas serão sempre rivais.

4ª Também são estabilizadoras por natureza, ou seja, uma vez que elas chegaram ao poder, atingiram seus objetivos, elas querem estabilizar a situação para que permaneçam no poder. Nenhuma ideologia prega uma revolução eterna.

5ª Encorajam a ação, elas vão ser um dos motores da história, vão dar ânimo para que as pessoas lutem e construam a história.

Durante a Alta Idade Média Ocidental na ausência de um Estado forte que pudesse manter o domínio sobre a população medieval, a Igreja acabou assumindo este papel.

É pouco comum nas instituições modernas, encontrar análises sobre fragmentos históricos que, possam ajudar a recompor a história de maneira que seja mais convincente, pois as ideologias também partem de uma situação concreta como a história tradicional, a diferença é que a demora para que os fatos sejam totalmente aceitos leva um relativo período, pois são de natureza conservadora. Outro fator importante que auxilia a nova história, é o que pode ser revelado através das condições materiais da vida social, logo, a distância de temporalidade aumenta a probabilidade de mitos se tornarem fatos reais.

Paul Veyne, conceituado arqueólogo e historiador francês, vai afirmar que as conduta e probabilidades do trabalho histórico, enriquecem a idéia de objetivar ainda mais o objeto de pesquisa, tais reflexões incitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com