TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impermeabilização

Tese: Impermeabilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O meio ambiente é constantemente modificado para suprir as necessidades do ser humano. Mas muitas vezes, o que parece ser sinônimo de desenvolvimento, pode provocar situações indesejáveis. Este é o caso da impermeabilização do solo através do asfalto ou concreto. Retida na superfície, a água acumula onde não deve, provocando enchentes, desabamentos, e infiltrações que comprometem o espaço urbano.

. São exemplos de áreas impermeáveis às ocupadas por obras civis, como edificações, vias públicas, calçadas públicas, telhados de casas, indústrias. Vários pesquisadores reconhecem o efeito da impermeabilização do solo como um dos elementos mais importantes no estudo dos efeitos ambientais da urbanização, principalmente os ligados aos aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos hídricos.

Assim, nas áreas urbanas, como a água não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é muitas vezes insuficiente ou está obstruída, ocorre que, em dias de chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e a enxurrada vai descendo desde as partes altas, até encontrar terrenos permeáveis - o que pode acontecer nas várzeas dos rios.

Se as várzeas também estiverem impermeabilizadas, as águas acabam chegando à calha dos rios. Se as águas chegam aos rios em volume superior ao da sua capacidade natural de escoamento, isto é, se a calha dos rios não for suficientemente larga ou profunda, o nível das águas fluviais aumenta, podendo ocorrer um extravasamento, com alagamento das várzeas impermeabilizadas e, gradativamente, a inundação de áreas próximas..

“Quando não se permite a filtração da água ela segue com todos os dejetos para as praias e rios. Por exemplo, quando chove, a primeira água que cai faz uma espécie de limpeza. Quando não há a filtração natural no solo, ela segue pelo asfalto e chega com toda a sujeira para a praia ou rio”, explica Ricardo Ramalho.

Este trabalho mostrará como é o Processo de Impermeabilização do solo, as causas, os impactos, as consequências e o que devemos fazer para evitar a Impermeabilização.

2 DESENVOLVIMENTO

O aumento da impermeabilização do solo é inevitável, em grande parte determinado pela ausência de estratégias de ordenamento do território, que não tomam em consideração os efeitos da perda de solos insubstituíveis, quer ao nível da produção alimentar, quer ao nível da conservação da natureza e controle de cheias.

A impermeabilização consiste na cobertura do solo pela construção de habitações, estradas e outras ocupações, reduzindo a superfície do solo disponível para realizar as suas funções, nomeadamente a absorção de águas pluviais. As áreas impermeabilizadas podem ter grande impacto nos solos circundantes por alteração dos padrões de circulação da água e aumento fragmentação da biodiversidade e seus ecossistemas. As consequências da impermeabilização são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento sustentável, não apenas para a agricultura.

Tenha-se presente os efeitos catastróficos da impermeabilização dos solos na periferia dos grandes centros urbanos de construção efetuada em leitos de cheia de cursos de água, que para além da perda de solos de qualidade periodicamente acentuados danos às populações.

1.1 Causas e Consequências.

O ser humano apareceu na história da Terra, porém tem sido capaz de modificar seu meio ambiente para adaptá-lo a suas necessidades. Hoje, o rápido crescimento da população humana criou uma demanda sem precedentes, que o desenvolvimento tecnológico pretende satisfazer submetendo o meio ambiente a uma agressão que está provocando o declínio cada vez mais acelerado de sua qualidade e de sua capacidade para sustentar a vida. Um dos impactos negativos causados pelo homem é a impermeabilização dos solos.

A impermeabilização do solo é um grave problema dos centros urbanos, este impacto que ocorre deve ser mensurado não só pelo impacto direto em razão da não recarga dos lençóis freáticos, como também pelos impactos indiretos como o aumento dos alagamentos da força de arrasto em razão do maior volume de água escorrendo pelas vias e consequentemente ocorre o assoreamento de rios,além de outros impactos ambientais como é o caso do deslizamento de encostas.

A impermeabilização excessiva das áreas urbanas causa inundações rápidas e com potenciais cada vez maiores de destruição.Vários municípios brasileiros vem sofrendo nos últimos anos com as inundações e enchentes.Na medida em que se impermeabiliza o solo,o volume do escoamento superficial aumenta em seis vezes. Telhados passeios, ruas e calçadas mandam mais rapidamente a água para os bueiros e condutos, a macrodrenagem não suporta a carga, o que gera inundações.

Outro problema é que o processo diminui a recarga dos aquíferos, que não sustentam a vazão dos rios na estiagem. Também a aumento da erosão, comprometimento da qualidade da água e aquecimento das cidades. Na cidade em que resido sofremos com a falta de uma infraestrutura adequada, muitas vezes em épocas de maior volume de chuvas, várias ruas ficam alagadas, sendo impossíveis pessoas transitarem a pé, e em dias de muita cheia até mesmo os veículos tem dificuldades em transitar. Além de algumas residências que foram construídas em locais irregulares em desacordo com a legislação ambiental vigente, e em épocas de cheia ocorrem deslizamentos de terra que coloca em risco a vida das pessoas que habitam nestes locais.

Nós moradores temos consciência que os órgãos competentes poderiam zelar muito mais pela nossa cidade, tomando medidas preventivas para quando a chuva chegar para que não venha a ocorrer desastres como: deslizamentos de terra em cima das casas causando vítimas fatais, ruas completamente alagadas, águas invadindo comércios e garagens trazendo diversos prejuízos financeiros e até mesmo doenças causadas por impurezas principalmente leptospirose. A chuva quando chega não escolhe bairro seja bairro nobre ou periferia Evidentemente

que os mais sacrificados são os moradores das encostas.Por outro lado não posso deixar de reconhecer que a população brasileira com referência a nossa cidade de Viçosa não estão civilizados o suficiente para o organizar o lixo e fazer a sua destinação final correta.

2.1.1.1 Limitar a Impermeabilização dos Solos

A formação dos solos é um processo muito lento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com