TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia História e Cultura afro Brasileira

Por:   •  8/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA

Para o cumprimento dessa pesquisa, é indispensável uma revisão bibliográfica de autores que abordem a importância da cultura de variadas formas no ambiente escolar.

Segundo Gil (2002)

Esse levantamento bibliográfico preliminar pode ser entendido como um estudo exploratório, posto que tem a finalidade de proporcionar a familiaridade do aluno com a área de estudo no qual está interessado, bem como sua delimitação (GIL, 2002, p.62).

Primeiramente, iniciaremos o estudo com base em uma pesquisa bibliográfica exploratória, que conforme Gil (2002, p.44) “As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas”, consultaremos sinteticamente teses, monografias, artigos e livros a respeito da temática em questão, logo após a pesquisa documental, que seria a análise da Lei 10.639/2003, decretos e atos normativos, e os livros didáticos que tratam de assuntos incluídos ao item de pesquisa indagado.

A metodologia que orientou esse estudo é de índole qualitativa, que segundo Minayo (2002):

Trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (MINAYO, 2002, p.21-22)

Sendo também descritiva, envolvendo a análise bibliográfica e documental, pois ponderamos o livro didático como um material que retrata um determinado período histórico. Será analisado como o tema representatividade cultural africana está sendo abordada nesse material didático, as propostas apontadas pelos autores, como são retratadas imagens relacionadas à cultura, como culinária, tradições, danças, dialeto que ainda permanece. A presente pesquisa teve por intento de investigar e avaliar como a imagem dos/as negros/as estão sendo representados/acometidos nos livros didáticos de História do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Projeto Coopera, Editora Saraiva (2016), sendo finalizando a partir daí a pesquisa documental, que segundo Gil (2002):

A pesquisa documental apresenta uma série de vantagens. Primeiramente, há que se considerar que os documentos constituem fonte rica e estável de dados. Como os documentos subsistem ao longo do tempo, tornam-se mais importante fonte de dados em qualquer pesquisa de natureza histórica (GIL, 2002, p. 46).

Em um primeiro momento foi cogitado a averiguação do conteúdo do livro do 2º ano, porém foi percebido que estaríamos perdendo a visão de um todo podendo comprometer a análise, já que os livros adotam uma sequência coesa. Decidiu-se então, fazer a análise de toda a coleção citada anteriormente.

Para a concretização do estudo buscou-se um exemplar de cada livro, concedido pela escola onde estava sendo feito o estágio curricular por uma das integrantes desse trabalho, portanto a análise foi feita por meio de material concreto, sendo utilizados quatro livros, um para cada ano do Ensino Fundamental.

No entanto, cabe a definição do que estamos discutindo, averiguando o que se trata o negro. Segundo Munanga (2004):

Parece simples definir quem é o negro no Brasil. Mas, num país que desenvolveu o desejo de branqueamento, não é fácil apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com