TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montenegro Resumo Capítulo 13

Artigos Científicos: Montenegro Resumo Capítulo 13. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 13

O poeta Schmidt canta em prosa um milagre brasileiro:

“A conspiração do São José”

O ministro Nero Moura, anos anterirores nomeou superficialmente cinco diretores  para dirigir o CTA enquanto aguardava o retorno de Montenegro, porém quando Montenegro retorna à São José dos Campos, encontra o CTA numa situação difícil.

Nos últimos dias de mandato de Oswaldo Ballousier(representante do Ministério da Aeronáutica), seu discurso causou expanto em todos os professores quando disse que “ O ITA é feito por pessoas que só se batem por interesses pessoais” ,no entanto o discurso se referia à Montenegro pois há algum tempo os dois já não se entendiam. Primeiro Ballousier afirmava para  o reitor que os alunos do ITA estariam fazendo atos indisciplinares, como por exemplo bebidas alcoólicas nos alojamentos, nesse momento Meyer entra em defesa dos estudantes criando rancor entre diretor e reitor e isso leva a Ballosier se queixar da carta de montenegro que caracterizava a situação do ITA como revoltante.

Depois desse discurso,Brigadeiro Montenegro percebeu que o ITA não era mais prioridade para o ministério e tentou com que os professores fossem contrados como prestadores de serviços e não como funcionários federais, entretanto houve problemas com o salário dos professores e um dos auxiliares do corpo doscente, Pedro Ivo Seixas , recebeu uma proposta de uma escola de engenharia e ao conversar com Montenegro a primeira resposta foi negativa por não fazer parte da intituição, mas depois por causa desses acontecimento, reavaliou sua resposta e o insentivou.

André Meyer envia um documento para Montenegro dizendo que a escola estava em risco de decadência, e então Montenegro cria uma grande campanha  para o ITA e o CTA convidando a mídia e pessoas importantes, para que o mundo conhecesse o tamanha do CTA. Dentre os convidados, estava Schmidt, um respeitado autor de livros que exaltou Montenegro  em seu artigo “A conspiração de São José” que deescrevia o objetivo honesto de Montenegro e sua ocultação pelo fato de não querer ser reconhecido. Ápos esse artigo, Augusto Frederico Schmidt, escreveu mais dois artigos a favor do ITA, concomitantementemas Meyer escreve um relatório à Montenegro falando de um novo instituto o IPD ( Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento), no entanto o CTA continuou em decadência e a manutenção do IPD sulgava o ITA. Com o IPD criado, começaram um novo projeto do convertiplano (híbrido de avião e helicóptero), este projeto estava apresentando dificuldades e insatisfações no Ministério da Aeronáutica e os opositores do CTA falaram que os professores deste projeto eram um bando de loucos por atitudes extremas durante este projeto.

A partir destas opniões Montenegro teve que ter muita paciência para passar por mais esta crise, na previsão de que tais situações melhorariam após a passagem do governo de Café Filho e Eduardo Gomes pelo Ministério da Aéronautica.

Durante a esperada eleição, Juscelino Kubitscheck (presidente da república) foi eleito e Schmidt, amigo de JK, indicou Montenegro para assumir o cargo de Ministério da Aéronáutica, porém Montenegro desconfiado das intenções de JK que insinuou que uns dos assuntos seriam relacionados ao ITA.Montenegro recusa a proposta pelo fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com