TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Do Serviço Social E A Questao Social

Artigo: O Surgimento Do Serviço Social E A Questao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 3

SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO SOCIAL

1 - Introdução

O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho; ou seja, tem nela o elemento central da relação profissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis, políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilizados socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias).

Diante das transformações que vem ocorrendo na sociedade e devido ao capitalismo cada vez mais acirrado, o profissional do assistente social também passa por uma nova reconfiguração. A realidade social e o desenvolvimento teórico-prático põem a formação profissional em Serviço Social na cena contemporânea da sociedade brasileira.

O surgimento do serviço social no Brasil está intimamente ligado com a ação da Igreja Católica de duplo sentido: manter sua atuação caritativos ao próximo, dentre as quais se podem citar muitos exemplos históricos de solidariedade e, também, garantir e ampliar espaço na organização do Estado Corporativo. Porém, o fator principal que, indubitavelmente, leva os assistentes sociais à profissionalização são as condições postas pelo avanço do capitalismo.

Esse trabalho tem por objetivo ressaltar alguns relatos sobre a sociedade durante o surgimento do serviço social desde os seus primórdios, as primeiras fases na Europa e o seu desenvolvimento como também o surgimento no Brasil e o seu desenvolvimento até os dias de hoje em relação com o passado e com as expressões da sociedade atual.

O Serviço Social nasce a partir de necessidades com o intuito de acolhimento e amparo aos mais necessitados e os desvalidos por intermeio das igrejas, com o cristianismo e nas relações humanas a medida do amor a Deus e tinha de ser como por qualquer pessoa, esse era o parâmetro da vida cristã. Através de várias revoluções ocorridas entre os proletariados e os burgueses, que oprimia o trabalhador, contanto que as lutas de classes se transformaram em lutas pela vida.

Primeiramente surgiu na Europa nos Estados Unidos devido a primeira revolução industrial e o capitalismo. Como naquela época houve a substituição das ferramentas pelas máquinas a sociedade se desestruturou de forma que os trabalhadores tinham de se adequar aquela enorme revolução mundial.

Além disso, ocorria uma monstruosa exploração do homem pelo homem nas fabricas, onde se trabalhavam em jornadas de mais de 16 horas por dia, mulheres e crianças eram empregadas por salários baixíssimos e viviam em precárias condições de vida, criança era considerada um adulto em miniatura, e tinha de exercer todas as funções dos adultos.

O serviço social surgiu através das igrejas, com o intuito de amparar os mais necessitados. E daí surgi a primeira Lei dos Pobres, e também através das igrejas combater a desigualdade social, tirar os mendigos e os moradores de rua das ruas, deficientes, velhos, crianças desamparadas, mais para isso tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com