TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Imagens No Ensino De Historia

Casos: O Uso De Imagens No Ensino De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA.

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

PROFESSOR: MARIA MARTINS

ALUNOS: AIZA PIMENTA SARAIVA/ AUDCLEIDE DA SILVA NASCIMENTO/JOÃO MÁRCIO DE SOUZA MELO.

PROJETO: O USO DAS IMAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

BELÉM-PA

2014

AIZA PIMENTA SARAIVA/ AUDCLEIDE DA SILVA NASCIMENTO/JOÃO MÁRCIO DE SOUZA MELO

PROJETO: O USO DAS IMAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Atividade apresentada às Faculdades Integradas Ipiranga, como requisito avaliativo da B2, na disciplina Estágio Supervisionado II orientado pela professora Maria Martins.

BELÉM-PA

2014

AIZA PIMENTA SARAIVA/ AUDCLEIDE DA SILVA NASCIMENTO/JOÃO MÁRCIO DE SOUZA MELO

PROJETO: O USO DAS IMAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Avaliado pela: Professora. Maria Martins Nota:_______________________

Data: ___/_____/____

BELÉM-PA

2014

PROJETO SOBRE O USO DAS IMAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Nosso projeto foi desenvolvido na Turma 701-9 da E.E.E.Fundamental e Médio Mário Barbosa, situada no Bairro da Terra Firme no turno da Manhã no município de Belém do Pará, visando o uso das imagens em sala de aula, mas a imagem não meramente ilustrativa dos livros didáticos, mas ela em si como objeto real de estudo e observação e como verificação do aprendizado dos conteúdos. A partir das imagens incentivar os alunos no âmbito da iniciação da pesquisa cientifica.

Neste contexto verificamos as varias dificuldades que os alunos tiveram no uso e na pesquisa das imagens em aprender, interpretá-las corretamente, como também a capacidade de situa-las aos períodos históricos correspondentes, o que mostra a importância de utilização da imagem como novo método para o ensino de História para que se possa tornar a aula mais atrativa. Percebemos que nosso auxilio neste processo foi de guia-los ao conhecimento, com pesquisas, orientações e criações de painéis, diálogos e discursões em sala com a turma.

Utilizamos para o desenvolvimento desta atividade o que nos diz a professora Circe Bittencourt no Livro Saber Histórico na sala de aula pág. 69:

“Gravuras fotos, filmes, mapas e ilustrações diversas tem sido utilizados, há algum tempo, como recurso pedagógico no ensino de História. Os livros didáticos de história, já em meados do século XIX, possuíam litogravuras de cenas históricas intercaladas aos textos escritos, além de mapas históricos. Nas primeiras décadas do século XX, os filmes foram apontados pelo professor Jonathas Serrano, do colégio Pedro II do Rio de Janeiro, como instrumento didático importante, considerando-o material fundamental do “método intuitivo” em substituição ao “método Mnemônico”. “Graças ao cinematógrafo, as ressurreições históricas não são mais uma Utopia”, escreveu Serrano que acreditava também que os alunos poderiam aprender historia“ pelos olhos e não mais enfadonhamente só pelos ouvidos, em massudas, monótonas e indigestas preleções. (“SERRANO, p.11, grifo nosso) apud (Bittencourt, p.69)”.

Nosso método configurou-se na construção de painéis montados a partir das imagens trazidas pelos próprios alunos, que fizeram suas pesquisas pela internet e nos livros didáticos e que posteriormente foram apresentados para toda a turma em questão, caracterizando as diferenças entre as cidades do período romano, medieval e das cidades Africanas.

Nosso processo avaliativo se concretizou através das observações de interação, do diálogo e da apresentação oral por parte dos alunos que integravam as equipes, como também da pesquisa das fontes e do material didáticos utilizados na apresentação. Conforme mostram as imagens.

Bibliografia:

LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de história. Curitiba. 2009.

www.grupoescolar /revista de historia.com.br.

BITTENCOURT, Circe. O Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »