TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da Educação

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

CENTRO DE INTERAÇÃO ACADÊMICA – CIAC

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PLENA EM HISTÓRIA

COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Docente: Jackeline Carvalho

Discente: André Lucena

Ewerton Rafael

Flávia Teles

Matheus Oliveira

Texto Roteiro do seminário sobre o texto “Foucault & a Educação” de Alfredo Veiga-Neto

De início não podemos classificar Foucault, pois o mesmo nega esse uso de classificação ou categoria, mas podemos o situar como um filósofo, jornalista, arqueólogo, filólogo, teórico social e da vertente pós-modernista. Desse modo, Foucault vem debater em suas obras sobre as relações de saber e poder, sexualidade e psicanálise. Dentre esses, o principal debate de Foucault é justamente as relações de saber e poder incluindo também na educação.

Nessa perspectiva, suas obras estimulam em como se pensar o presente e cria mecanismos de como mudá-lo. Muitos o consideram como um chefe, um "guru" de tais áreas já citadas, embora ele não querendo colocar como de sua autoria tais temas, e de certa forma esses debates de Foucault não devem ser consideradas como "cura" e mudança para certas falhas do presente.

Portanto, muito se fala sobre um método e uma teoria Foucaultiana, são coisas que não vêem a existir, pois, o que existe de fato são teorizações Foucaultianas. Dentro dessas teorizações, as vezes acabam por ocorrer equívocos das pessoas ao à abordarem. Dentre esses equívocos, há em primeiro lugar as teorizações Foucaultianas que não resolvem tudo, pois não nos guia por conceitos já preparados e estabelecidos. Desse modo, o segundo equívoco é pensar que os problemas das pesquisas estão soltos por aí a espera de teorias que as resolvam.

Diante disso, às vezes quando nos concentramos em determinado intelectual e acabamos por deixar os outros para trás, entretanto, Foucault nos atenta a não fazermos isso, pois cada um vem com a sua bagagem de conhecimento e muitas das indagações e preceitos podem ser absorvidas. Desse modo, Foucault trata a liberdade de forma velada e indireta, pois para ele a liberdade é algo concreto e cotidiana, e é quando podemos pensar e criticar tudo que está a nossa volta.

Desse modo, vamos abordar a crítica Foucaultiana à racionalidade, que busca uma construção idealista sobre a razão. Levando em consideração que, para Foucault, a crítica não é transcendental e sim arqueológica e genealógica. Portanto, a crítica Foucaultiana é uma crítica da crítica, chamada de Hipercrítica,

que está sempre em movimento e se voltando sobre ela mesma e sobre nós, onde para Foucault, o ato de filosofar nada mais é do que o trabalho crítico do pensamento sobre o próprio pensamento.

Nessa perspectiva, para Foucault, o racional não é um a priori, e sim um ethos, que é uma atitude filosófica que precisa de uma permanente reativação, levando a irmos adiante dos limites impostos à nós, chamada de atitude-limite. Mostra-se também um novo conceito de liberdade, gerado a partir da combinação entre atitude-limite e o desancorar da crítica. Portanto, também abordaremos duas questões polêmicas que envolvem as afinidades de Foucault em relação com Kant e o estruturalismo.

Desse modo, mostraremos que muitos especialistas estudam as possíveis conexões entre Foucault e outras perspectivas, sejam elas filosóficas, históricas ou sociológicas. Entretanto, levamos em consideração também o que o próprio Foucault acha sobre suas raizes e ligações filosóficas. Portanto, traremos algumas referências de livros e artigos, tanto de cunho metodológico e outros genéricos, para dar um norte de como se pode usar Foucault no campo da educação. Com isso, separemos as indicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com