TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade lingüística

Seminário: Atividade lingüística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Linguística

Saussure Afirmou de maneira incisiva que a relação entre o signo e os elementos da realidade e mais, e mais claramente entre signo e o significado é convencional /arbitrária. Faça um comentário de maneira a explicar melhor essa ideia, essa relação.

Quando se fala em signo associa-se de imediato a uma imagem acústica, no entanto o significante não é motivado pelo significado. Por isso a arbitrariedade.

Elabore um comentário que explique as diferenças entre gramática comparativa e a histórica do século XIX.

A gramática histórica comparava as línguas na busca de semelhanças através da verificação da história de cada uma delas procurando características comuns. Já a gramática Comparativa a questão histórica deixa de ter importância o enfoque maior será as informações fonéticas e semânticas ou qualquer outro dado linguístico.

Diacronia versus Sincronia

Diacronia é a descrição de uma língua ao longo de sua história, com as mudanças que sofreu. Estuda as relações entre termos que se substituem, por sucessão, ao longo do tempo. Diacronia refere-se, portanto à evolução da língua. Sincronia estuda a estrutura da linguagem como um sistema em funcionamento em um dado ponto do tempo (recorte sincrônico).

Língua versus Fala

Para Saussure existe uma separação entre a língua e a fala ou seja a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros. Ela se enquadra como produto social na mente de cada falante de uma comunidade e possui homogeneidade. Diferente da fala que é um ato individual e está sujeito a fatores externos muito desses não linguísticos e, portanto não passiveis de análise.

Paradigma versus Sintagma

O sintagma definido por Saussure como a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento que ele se contrasta com outro elemento. O paradigma como o próprio autor define “um banco de reservas” da língua, fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.

Significante versus Significado

O signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, como se fosse dois lados de uma moeda. O significante é uma “imagem acústica” (cadeia de sons) e reside no plano da forma. O significado é o conceito e reside no plano do conteúdo.

Elabore um pequeno texto comparando os conceitos língua-fala-norma.

Nessa tríade proposta por Coseriu a fala continua na ordem individual, mas o conceito de língua é modificado a língua abrange um sistema articulado de normas com variantes linguísticas comum e de domínio de todos falantes de uma mesma língua de um mesmo grupo social, regional etc..

Fale da Contribuição de Panini para os estudos da linguagem

Panini criou a gramatica para o sânscrito, que serviu de modelo para outras gramaticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com