TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA E DE SEGUROS

Por:   •  8/11/2016  •  Abstract  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 12

RELAÇÃO: IDEIA, CRIATIVIDADE E OPORTUNIDADE

Grupo VI

Shahista Salim Ahmad

Nº 2013085

Jair Mabunda

Nº 2015340

Do

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA E DE SEGUROS

No

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE

[pic 1]

                                 

Maputo, 06 de Abril de 2016

Í NDICE

Introdução...........................................................................................1

Ideia....................................................................................................2

Introdução

 No presente trabalho pretendemos abordar a RELAÇÃO: IDEIA, CRIATIVIDADE E OPORTUNIDADE.

O trabalho foi dividido em tres partes onde na primeira aborda a ideia,na segunda a criatividade e na terceira aborda a oportunidade.

Para o sucesso do trabalho de ordem cientifica foi nessaria visitar uma biblioteca fisica que foi a do isctem e plataformas digitais.

IDEIA

Ideia é tudo o que existe psicologicamente na nossa mente, tendo nós conhecimento dessa existência.

 

   A ideia segundo Platão, é o modelo das coisas sensíveis, eterno e imutável, objeto de contemplação pelo pensamento.

  Para Platão, existem dois mundos independentes embora relacionados entre eles: o mundo imperfeito e fugaz das coisas materiais e o mundo perfeito e eterno das ideias.

   

Primeiro captamos tudo o que nos rodeia materialmente e registamos no cérebro. Esses registos são ideias: todos temos ideia do que é um rio, um cavalo, o movimento das árvores ao vento, o calor do sol, etc. São ideias porque com a nossa capacidade cerebral e com a linguagem as conseguimos descrever e só assim temos consciência delas.

 A origem das ideias está intimamente conjugada com a origem das palavras ou da linguagem.

  Todas as ideias existem na nossa memória e/ou são ela própria. Tudo passa a ser ideia quando é memorizado conscientemente, e deixa de ser ideia quando é materializado ou criado fisicamente. Ou se tem ideia do que já existe ou existiu, ou se tem ideia do que poderá existir, ou se tem ideia do que nunca poderá existir em oposição ao que existe, existiu ou poderá existir.

Tipos de Ideias

Segundo Descartes existem 3 tipos de ideias:

Ideias adventícias - são aquelas que nos chegam a partir dos sentidos.

Ideias fictícias - são provenientes da nossa imaginação, uma combinação de imagens fornecidas pelos sentidos e retidas na memória cuja combinação nos permite imaginar coisas que nunca vimos.

Ideias Inatas – são aquelas que nascem connosco, são como que a marca do criador no ser criado à sua imagem e semelhança.

   Estas ideias não são inventadas por nós mas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência. Elas subsistem no nosso ser, em algum lugar profundo da nossa mente, e somos nós que temos liberdade de as pensar ou não.

O que não é uma ideia

Uma ideia não é algo de valor. Ninguém compra uma ideia. As pessoas compram soluções, coisas práticas e prontas para uso.

Uma ideia nunca é roubada, ela é executada por alguém mais rápido, de um jeito diferente.

 Muitas pessoas têm ideias de negócios ou soluções de problemas e ficam absolutamente apavoradas e desesperadas para proteger a ideia e fazem de tudo para esconder de todas as pessoas, com medo que essa ideia seja roubada ou copiada. Uma ideia não vale um centavo, o que vale em uma ideia é a sua execução.

Contar uma ideia a alguém é bem diferente de contar todo seu projeto, com detalhes da execução quando eles ainda estão no papel. E mesmo assim, a execução sempre sai diferente.

Roubada ou não, a ideia é só sua e ela se mistura com suas características pessoais, seu conhecimento e o que ela pode ser ou não um dia é algo bastante único que só você executaria de um jeito mais único ainda.

As ideias sempre serão soluções para problemas, mas não pode ser uma solução para um problema pessoal, ela precisa ser uma solução para um problema de várias pessoas, se possível de milhares ou milhões de pessoas.

Dessa forma, se a ideia for executada corretamente, pode se transformar num grande negócio que vai ajudar a resolver o problema de várias pessoas.

CRIATIVIDADE

É processo de evolução, criação, que resulta em um produto novo, que é aceito como útil por um número de pessoas por algum tempo.

Criatividade

Tipos de criatividade

Criatividade individual -  é a forma criativa expressa por um indivíduo

Criatividade coletiva ou em grupo – é a forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar ou criar produtos, serviços e processos.

Potencial criativo

Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora.

Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, tendem a criar mais, quando sentem que não estão sob ameaça, as pessoas perdem o medo de inovar e revelam suas habilidades criativas.

Algumas pessoas acreditam que ver a criatividade como habilidade passível de desenvolvimento é um grande passo para o desenvolvimento humano, enquanto outras têm a visão de que a criatividade é uma habilidade inata, ligada a factores hereditários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com