TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14
  1. INTRODUÇÃO

          No presente relatório, visa-se apresentar as atividades realizadas durante o curso da disciplina Estágio Supervisionado I efetivado no Centro de Estudos da Amazônia (CEAM), sob a orientação do docente Lairson Costa. O objetivo é expor as experiências e aprendizagens obtidas em sala de aula no decorrer do referido estagio, com enfoque na prática docente e alunado, no que se refere à matéria de língua portuguesa e redação no ensino fundamental. A escolha da instituição se deu em função de ser de fácil acesso para cajo haja necessidade, seja possível estar presente em horário não planejado.

          O Estágio Supervisionado um foi realizado no período de 18 de agosto de 2014 à 16 de setembro de 2014 de maneira assídua com carga horária de 5 horas diárias devido ao encurtamento do semestre que veio em decorrência da greve em minha instituição de ensino.

          É importante salientar que o curso do Estágio Supervisionado I proporcionou capacitação teórica para uma base sólida referente às expectativas na prática docente, possibilitando o aprendizado efetivo em sala de aula.

  1. PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

          O curso da disciplina Estágio Supervisionado I foi efetivado no Centro de Estudos da Amazônia (CEAM), localizado na Rua da Mata número 136, Marambaia, Belém-Pa, foi fundado em 2006 visando à época atender as necessidades educacionais dos filhos de famílias que se instalaram no Bairro da Nova e Velha Marambaia, Castanheira e Conjuntos Habitacionais que surgem ao longo da Avenida Augusto Montenegro e proporcionar aos jovens da área uma nova oportunidade.

          Ao longo de sua trajetória, o Centro de Estudo da Amazônia buscou estabelecer um sistema de ensino que respeitasse a individualidade de cada aluno.

          A Missão do CEAM desenvolve o aluno em sua total potencialidade, preparando-o para atuar como um cidadão completo e transformador, precursor de uma cultura de paz, oferecendo-lhe um ambiente acolhedor, seguro e que respeita suas capacidades.

          A filosofia que prevalece na instituição está vinculada às palavras de Jean Jacques Rousseau como Missão “O objetivo que nós devemos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o respeito”. O CEAM acredita que no respeito à individualidade do aluno vendo cada aluno na sua totalidade, com sua capacidade e potencialidade e, desta forma, trabalha em prol do cidadão completo, que critica, avalia, sugere, transforma, ama e é feliz. acredita em uma educação humanitária, aquela que leve ao bem geral da humanidade.

          A escola encontra-se organizada com profissionais para executar cada função específica. Os setores administrativos incluem: recepcionistas (auxiliares administrativos), setor financeiro, setor de suprimentos, secretaria, tecnologia da informação e diretoria.

          Iniciou-se o estágio a partir da carta de apresentação fornecida pelo IFPA à Diretoria de ensino do CEAM Maria Nazareth Mendes Dourado que expôs sobre o funcionamento da escola e as devidas funções de um estagiário no devido instituto. A diretora pontuou como conduzir a postura no local a vestimenta que também deve condizer com o ambiente escolar e o comprometimento do estagiário quanto ao comparecimento no CEAM. A referida Diretora ainda mostrou os alunos especiais e esclareceu a forma como o CEAM trabalhava com eles, cada um em sua devida turma juntamente aos outros alunos, porém os professores trabalhavam com estes de forma diferenciada, lhes dando mais atenção e elaborando provas diferentes de acordo com a necessidade de cada um.

Posteriormente, fui apresentada à professora Érika Jordana Reis Ogg, 27 anos, formada em letras pela Escola Superior da Amazônia – Esamaz em 2009. A referida docente possui uma experiência de 5 anos como professora.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

          A professora utiliza como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) do primeiro ao quarto ciclo. E também faz o uso de fascículos que englobam a educação especial: A escola comum inclusiva; O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual; Os alunos com deficiência visual, baixa visão e cegueira; Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez; Surdocegueira e deficiência múltipla; Recursos pedagógicos acessíveis a comunicação aumentativa e alternativa; Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial; Livro acessível e informática acessível; Transtornos globais e desenvolvimento; Altas habilidades e superdotação. Coleção: A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília 2010. Ministério da educação, Secretaria de educação e Universidade federal do Ceará.

  1. METODOLOGIA

          O Centro de Estudos da Amazônia (CEAM), possui uma equipe de professores que enfatizam, além do ensino da gramática normativa, a língua como algo vivo e que adquire características próprias e particulares no seu uso cotidiano e informal. Desse modo, a professora trabalha em sala de aula estas duas vertentes referentes ao ensino da língua portuguesa, a saber, o português dito padrão, suas normas e regras institucionalizadas, e a volubilidade da mesma enquanto meio de comunicação, de interação social, que muitas vezes a conduz a desenvolver determinadas variantes no que diz respeito à sua organização estrutural, fonética etc. A professora Erika Jordana colocou em prática, no decorrer de todas as suas aulas por mim observadas e acompanhadas, essa dupla especificidade do ensino da língua portuguesa e redação. Ao mesmo tempo em que ensinava as regras gramaticais, tentava mostrar que aquele assunto dizia respeito a uma forma de tratamento da língua portuguesa, mais usual nas unidades de ensino, o que não significa dizer que quem nunca estudou não sabe expressar-se na referida língua. Para tanto, o docente utiliza constantemente exemplos que explicitam estas nuances, essas possibilidades múltiplas e vastas de comunicação em língua portuguesa.

Durante as aulas, usou-se como material de recurso didático livros fornecidos pela própria escola, apostilões que continham todas as disciplinas e apostilas avulsas, também quadro magnético e Datashow. A professora, apesar do pouco tempo de magistério, conduz de maneira habilidosas suas aulas, exigindo a atenção necessária dos alunos para se aprender determinados aspectos referentes ao assunto ministrado. Interrompia a aula em momentos necessários para chamar a atenção de alguns alunos, exigindo respeito e atenção enquanto estiver em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com