TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico

Tese: Lúdico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

3-REFERENCIAL TEÓRICO

A Escola tem um compromisso com a Educação, devendo atuar forma abrangente, não só tendo como objetivo a instrução. Deve manter uma visão holística, procurando avaliar, para melhorar, todos os aspetos dos quais o ser humano é constituído. Deve prover os indivíduos não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento.

Assim, tem como objetivo básico a socialização dos alunos para prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho e que se incorporem à vida adulta e pública. BORSA (2007 pª 02).

“É na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade; na Escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades”.

Portanto as escolas contribuem para que as sociedades se perpetuem, pois transmitem valores morais que integram as sociedades. Mas elas também podem exercer um papel decisivo nas mudanças sociais.Zabala (1998) nos coloca que:

“é preciso se referir aquilo que configura a prática. Os processos educativos são suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que o define. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidade reais dos professores...”.

Do ponto de vista dos professores, esta prática deve ser entendida como ação-reflexão-ação, integrando ação e fazer pedagógico unido com as informações tecnológicas nos tornando agentes de comunicação. Mas para isso, deve se entender o processo histórico em relação à formação continuada de professores. Nesse processo, a escola é órgão mediador entre o conhecimento sistematizado e os envolvidos, desenvolvendo metodologias para que os alunos tenham acesso a este conhecimento, produzindo crescimento individual ou coletivo, sendo o professor responsável por essa mediação.

A Escola então deve ter uma formação adequada, uma postura ética e política, pois como formador de cidadão, tem necessariamente que ser consciente de seu papel, valorizando sua posição e fazendo com que seu aluno possa tornar-se também um cidadão crítico.

4-OBJETIVO GERAL

Promover a compreensão dos educadores de que inovações e transformações se dão no exercício da própria prática docente, no interior da escola, onde são forjadas nossas representações sobre essa instituição e sua função social. Elaborando trabalhos coletivos que atendam as necessidades didático-pedagógicas dos professores e gestores, em sua área de atuação, pois é preciso avançar no sentido de que os resultados sejam visíveis na aprendizagem dos alunos.

5-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Buscar e estudar teorias que subsidiem a intervenção na prática pedagógica;

• Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, com práticas educativas inerentes ao Ciclo de Formação Humana;

• Diagnosticar o nível de aprendizagem por meio de instrumentos produzidos pela equipe docente e coordenadores, utilizando como parâmetros os eixos articuladores, capacidades e descritores previstos nos documentos oficiais;

• Analisar as problemáticas encontradas nos diagnósticos e nos índices das avaliações externas;

• Definir metas com coerência entre a teoria, a prática e a realidade para dar significado à construção do conhecimento;

• Promover uma reflexão crítica como forma de ação;

• Capacitar seus participantes de modo a dar continuidade aos processos de ensino-aprendizagem.

6-JUSTIFICATIVA

Este projeto surge da necessidade de ampliar os conhecimentos dos educadores, no que se refere às ações educativas na busca de efetivamente tornar a escola uma instituição que forma por Ciclo de Formação Humana, adotando práticas baseadas na Pedagogia da Inclusão e empreender um novo fazer pedagógico, mediador de mudança e transformador da escola em espaço de alegria, saberes, imaginação e criatividade, como sugere a proposta Escola Ciclada de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Educação, de 2001.

Por acreditarmos que ao conhecer melhor essa proposta, (reconhecemos ainda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com