TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL REPENSANDO O TRABALHO COM A GRAMÁTICA

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LETRAS

LUCIANA VIEIRA JARDIM

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

REPENSANDO O TRABALHO COM A GRAMÁTICA

Araçuaí

2015/01

LUCIANA VIEIRA JARDIM

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

REPENSANDO O TRABALHO COM A GRAMÁTICA

Trabalho apresentado as disciplinas: Língua Portuguesa: Conceitos Gerais; Leitura e Produção de Textos I Teoria da Literatura Metodologia Científica Seminário III à UNOPAR Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Letras.

Araçuaí

2015/01

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

CONCLUSÃO....................................................................................................09

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A gramática como é vista atualmente mostra –se apenas como uma ditadora de regras e normas sobre como se escreve, o que na verdade não se deve considerar como uma verdade absoluta, pois ela contribuiu para a formação e o desenvolvimento intelectual de todos os indivíduos.

O ensino de Língua Portuguesa tem tido um avanço muito grande na modernidade intelectual e os professores precisam recorrer a novos métodos de trabalhar a gramática, método este que venha promover um conhecimento significativo, recorrendo sempre a fontes de informações mais abundantes e especializadas para que sejam atendidas todas as diferenças. Numa sociedade tão cheia de transformações como a nossa, a língua materna continua sendo o mais valioso e eficiente instrumento de inúmeros acessos em que o indivíduo deve se apropriar para construir um conhecimento linguístico de modo crítico e responsável.

Também é possível observar que a gramática não se detém apenas a ensinar ou ditar regras, como se pensa por ai, e sim em trabalhar em conjunto com o texto, estimulando a leitura e a produção textual, onde se tem uma visão panorâmica e crítica do ensino da gramática e da produção textual, que quando trabalhada em sala de aula, é capaz de enriquecer grandemente o vocabulário dos alunos, preparando-o e o capacitando para desenvolver uma nova cultura, uma cultura mais apropriada que é possível adquirir somente por intermédio do conhecimento, o qual engloba também a gramática, como norteadora do desenvolvimento linguístico do cidadão.

Este trabalho buscou promover uma reflexão sobre a importância do ensino da gramática na escola como uma maneira de analisar e compreender como este está sendo trabalhado na sala de aula, qual sua importância e contribuição para com o desenvolvimento tanto da escola como do professor e do aluno, onde enfatizará a questão do trabalho em conjunto gramática/texto e texto/gramática, relacionando suas importâncias para o desenvolvimento do discente, dando ênfase à importância que há no ensino da Língua Portuguesa, quando ministrado de forma precisa, compreensiva e proficiente por profissionais da área qualificados e conhecedores dessa importância.

DESENVOLVIMENTO

REPENSANDO O TRABALHO COM A GRAMÁTICA

O ensino de gramática deve-se iniciar nos primeiros anos de escolaridade, que é onde a criança vai desenvolver seu pensamento a partir das descobertas que vai surgindo pelos conteúdos aplicados na sala de aula, os quais contribuem para o desenvolvimento da fala e escrita. A partir dessas descobertas, observa-se que todas as matérias básicas são estimuladas pelo psicológico ao longo de um processo ensino aprendizagem. Isso ocorre de forma lenta, interativa, coletiva e contextualizada. No entanto, ao ensinar a gramática, o professor deve levar em consideração algumas questões como: o estudo coletivo, a cooperação e a competição, os quais podem ajudar na aprendizagem no sentido de que as crianças com facilidade colaboram com as demais, também pode haver uma competição entre grupos, de forma em que um seja avaliado pelo outro, recebendo sugestões e reflexões para o próprio amadurecimento escolar gramatical.

A gramática, atualmente, pelo que se observa, tem sido definida por estudo ou tratado acerca do modo de falar e escrever corretamente uma língua, no nosso caso, a Língua Portuguesa que é conhecida como a Língua Materna dos Brasileiros, a qual se faz necessário conhecer intelectualmente todas as suas abrangências linguísticas, que contribuem com o bom funcionamento e entendimento dessa língua que ao longo dos anos vem sendo, cada vez mais tem sido valorizada por seus usuários.

A gramática é, para todos os brasileiros, o manual da fala e escrita, que consta nos manuais de gramática padrão, cabendo-nos examinar como são estabelecidas as regras que se encontram em tais manuais, pois a língua padrão não é apenas aquela encontrada nos livros de literatura, e sim a que deve ser também ensinada na sala de aula. No entanto, Neves (2004) questiona a forma como a gramática é ensinada nas salas de aula nos dias de hoje e se a sistematização tem de passar pela reflexão dos professores para rever suas metodologias. A autora apresenta uma preocupação muito grande com o ensino/aprendizagem da gramática, até porque tem havido uma defasagem muito grande em relação ao ensino de língua portuguesa, a autora considera importante enfatizar que "a reflexão é algo indispensável para o aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com