TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paráfrase de Dom Casmurro

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 10

 Resumo

Dom Casmurro  é um relato a tudo o que o protagonista, Bento Santiago já vivenciou. Já na sua velhice, resolve contar tudo sobre o seu passado na tentativa de resgatar no seu presente alguns fatos inexplicáveis. E foi durante uma viagem de trem no qual viajava também  um jovem poeta que tentava ler seus versos para Bento, mas que na verdade o encomodava. O rapaz percebendo resolve apelida-lo de Dom Casmurro, nome dado-lhe pelas sua casmurrice, pois era assim que todos os viam na sua velhice por ter se tornado uma pessoa fria e amargurada. Significado este que não se encontra nos dicionários.

 Daí surge a ideia de Dom Casmurro narrar a vida de Bento Santiago que quando criança era chamado de Bentinho quando vivia com a família no casarão da rua de Matacavalos, onde morava com sua mãe dona Glória viúva, categoricamente religiosa, seu tio Cosmo também viúvo, sua prima Justina também viúva. Porém conhecida como a casa dos três viúvos e José Dias o agregado da família, homem intrigante e espaculador e de total confiança da família.

O narrador em sua obra relembra toda sua infância projetando toda sua vida no que ele chama de " atar as duas pontas da vida", tendo como consolo apegar-se as pessoas do seu passado.

 E tudo começa numa tarde de novembro  durante uma conversa escutada por ele quando ainda tinha quatorse anos de idade entre José Dias e sua mãe dona Glória que se inicia todo o desfecho de uma das suas maiores preocupções, em que se trata da sua ida para o seminário por motivo de uma promessa feita por sua mãe antes do seu nascimento.

 Seu primeiro filho nascera morto, fizera então a promessa de que se viesse o segundo e este vingasse o faria padre. Sua preocupação nesse momento era não ficar longe de Capitolina filha de Pádua e Fortunata seu vizinho por quem sentira uma forte atração. Esta denúncia logo chega aos ouvidos da sua mãe por José Dias que trata de alertá-la para que ela não esqueça da sua promessa para afastá-lo da moça em que o mesmo já vira entre os dois uma amizade muito íntima.

Capitu um ano mais nova que Bentinho, já tinha a esperteza e astúcia de uma mulher que não era da sua idade, enquanto que ele era apenas um garoto ingênuo, ela sendo mais mulher do ele homem. O que  logo disperta uma preocupação em  José Dias de alertá-lo de que Capitu não seria a companhia ideal por já ter percebido o despertar de uma paixão entre os dois como mencionei antes, e logo a caracteriza de tontinha, com aqueles olhos oblíquo e dissimulada que o diabo te deu.

E logo Bentinho trata de expor o problema para Capitu. Ela ouve tudo atentamente já pensando em achar uma maneira de tirar Bentinho dessa situação. Dar-lhe a ideia de falar com o agregado sendo a pessoa mais indicada para tirar essa infeliz ideia de sua mãe de mandá-lo para o seminário. Mas seus planos deram errados, e logo ele segue para o seminário e antes da sua partida ele a promete de voltar para se casar com ela. O plano então ainda era de José Dias achar uma saída para Bentinho.

O tempo vai passando e Bentinho só tem uma preocupação, sair do ceminário para ficar perto de Capitu. E numa visita de José Dias ao ceminarista, ele o preciona para tirá-lo logo dalí e é orintado pelo agregado a ter paciência aconselhando-o a ir aprendendo alguma coisa do seminário pois pode lhe ser útil e vale sempre entrar no mundo ungido com os santos olhos da teologia.

 Não se perde nada em ir já sabendo alguma coisa. Bentinho então pergunta de todos da família fala das saudaes e também de Capitu . O agregado se espanta e logo dar-se um jeito de por o rapaz contra a moça falando que ela vive bem e sempre muito alegre sorrindo para todos os rapazes da cidade. Nesse momento Bentinho se depara com uma ponta de ciúmes, o coração bate mais forte e acelarado e que naquele momento leva a odia-la. Primeiro momento de ciúmes de Bentinho.

E lá ele vive as lembranças de Capitú que a todo momento não sai da sua cabeça, é aonde se torna amigo de Escobar, um moço de olhos claros, poucos fugitivos e logo revela toda sua paixão pela garota revelando também que não tem vocação pelo seminário assim como seu amigo também, que tem vocação para o comércio.

Bentinho ainda no seminário onde não via a hora de sair, recebe a notícia de que sua mãe está com problemas sérios de saúde e que ele precisa voltar urgente antes que ela morra. Bentinho até pensa na hipótese de que tendo sua mãe como óbito, livra-se do seminário e livre para casar com Capitu. Mas são só pensamentos e desejos que ele não gostaria de tê-los e logo se arrepende pedindo perdão a Deus e fazendo-lhes uma promessa para que ela logo ficasse boa. Sua mãe se recupera.

 A amizade vai aumentando entre os dois amigos e logo Escobar conhece sua família e também Capitu, quando demonstra ser mais expansivo do que era de costume sendo admirado  e prestigiado por todos, inclusive por ele mesmo que o tinha como membro da sua própria criação.

Certa ocasião estava Bentinho se despedindo de Escobar após sua visita querendo saber do estado de saúde de sua mãe, quando aparece Capitu na janela de sua casa quando é flagrada por Bentinho na troca de olhares com um jovem cavaleiro, o dandi do cavalo alasão que passava por alí todas as tardes, quando mais uma vez Bentinho se depara com sua segunda cena de ciúmes fazendo-o acreditar que Capitu realmente andava a namorar com os rapazes do bairro.

 Nessa hora corre para sua casa tentando fugir de todos ( pois dele mesmo não conseguia fugir) para não ter que dar satisfação do seu comportamento estranho, quando sente vontade de perguntar a José Dias sobre aqueles comentários feitos sobre Capitu, mas que acha um refúgio a todas essas questões por medo de ouvir a verdade quando procura  ficar sozinho em seu quarto para se apegar consigo mesmo e começar a associar os comentários de José Dias que vinham como flashs-blacks a sua cabeça com a ideia de Capitu viver alegre, feliz e ficando com outros rapazes.

 Percebia que o cavaleiro não passava por alí como os outros passava, pois se sentia incomodado com a beleza do rapaz e que era normal admirar as belas figuras. Nessa hora também tinha uma certa impaciência de saber se Capitu se preocupava em dar-lhe explicações do que ele tinha visto. Era a trombeta do juizo final. Bentinho o tinha como um comunicado, o aviso de grandes perigos.

Bentinho já se sente enganado por Capitu e é tomado pelo seu ciúme em um total descontrole emocional.

Numa dessas visitas feitas a sua família sempre nos finais de semana, ele sente falta  de Capitu que na ocasião  fora a casa de sua amiga Sancha que estava doente, e pela sua demora logo te disperta um ciúme doentio depois de insinuações feitas pela sua prima Justina de que ela estaria namorando com outro. Ele decide então ir até a rua dos ,,,,,,,,,,,,,,,,, para se certificar da ocorrencia. E chegando lá para seu alívio encontra o pai de Sancha o velho Gurgel preocupado com a saúde de sua filha que até então não baixara a febre. Ele então fica  feliz ao ver Capitu cuidando da sua amiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com