TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  12/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS)

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM

AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Vivian Rodrigues Carneiro Fazolin

RA 2008498

Serra Negra

2020

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM

AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Letras (Português/Inglês), como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Serra Negra

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

2.OBJETIVOS................................................................................................................05

2.1 OBJETIVO GERAL.............................................................................................05

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................06

3. DESENVOLVIMENTO ...............................................................................................06

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................................................06

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS............................................................07

3.2.1 Ambientes e público-alvo............................................................................07

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos...........................................09

3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas..................................................09

3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma .............................................12

4.AVALIAÇÃO................................................................................................................13

4.1 RESULTADOS ESPERADOS.............................................................................13

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................14

REFERÊNCIAS .............................................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

        São inúmeros os argumentos apontados por diversos autores sobre a importância de estudar uma Língua Estrangeira. Várias habilidades podem ser desenvolvidas ao longo desse processo de aprendizagem, segundo os Parâmetros Básicos Nacionais (PCN):

“A aprendizagem da Língua Estrangeira pode ajudar na educação linguística do aluno como um todo, aumentando sua consciência do fenômeno linguístico, e no aprimoramento de seu nível de letramento. “[...] aguça a percepção e, ao abrir a porta para o mundo, não só propicia acesso à informação, mas também torna os indivíduos, e, consequentemente, os países, mais bem conhecidos pelo mundo. “[...] os indivíduos passam de meros consumidores passivos de cultura e de conhecimento a criadores ativos: o uso de uma Língua Estrangeira é uma forma de agir no mundo para transformá-lo. [...] Ao ser exposto à língua estrangeira, o aluno, com base no que sabe sobre as regras de sua língua materna, elabora hipóteses sobre a nova língua e as testa no ato comunicativo em sala de aula ou fora dela”.

(Brasil, 1998, p. 34, 39, 40 e 56)

         Através desse trecho, percebemos que os benefícios desse processo podem melhorar o nível de letramento do estudante, instiga a percepção, torna-o criador ao invés de mero consumidor, assim como capacita-o a elaborar hipóteses sobre uma língua nova, testando-as na comunicação com outros falantes.

        Pensando no relacionamento entre escola e comunidade, e na criação de ambientes diversificados de aprendizagem, o projeto interdisciplinar em ambiente não escolar surgiu como uma maneira de suprir uma demanda, há tempos, da sociedade e de estudantes. Esta, por carecer de uma medição para seu grau de desenvolvimento e aqueles, por necessitar de inovações quanto ao aprendizado (DIAS, 2018).

         É evidente, no entanto, que professores precisam ter uma visão mais inovadora quando se trata do processo ensino-aprendizagem, em especial se tratando de uma língua com maior número de falantes não nativos, segundo levantamento realizado pela revista Ethnologue, em sua 22ª edição (Ethnologue, 2020).

        Contudo, devido a existência de vários contextos sociais, estudantes têm pouco ou quase nenhum contato presencial com um falante nativo para que este possa auxiliá-lo com a prática de conversação. Refletindo sobre este ponto, percebe-se a necessidade de fazer com que o estudante tenha maior acesso a falantes nativos da língua, fora do ambiente escolar.

        No intuito de fazer com que o aprendiz da Língua Inglesa possa experienciar este diálogo de maneira real, e ainda terem a oportunidade de serem orientados por seus professores, um projeto a ser desenvolvido foi elaborado de maneira interdisciplinar, em um ambiente não escolar. Situado em torno da escola, o Teleférico Serra Negra pode propiciar aos estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Jovino Silveira essa experiência. Um ponto turístico procurado por inúmeras pessoas, dentre estas estrangeiros da língua Inglesa, é propício para que a intermediação entre professores e alunos aconteça.

        O Teleférico Serra Negra foi escolhido para promoção do projeto interdisciplinar por concentrar maior número de turistas, além de possuir localização estratégica. Seu acesso é realizado através da Praça João Pessoa e, ainda há, ao seu redor uma área de lazer, lanchonetes, lojas e espaços para realização de eventos e feiras.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

        Promover o aprimoramento do aprendizado da Língua Inglesa através da interação entre alunos de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jovino Silveira e falantes nativos da Língua Inglesa, a partir da fomentação de conversas que possam acontecer em um ambiente não escolar – Teleférico Serra Negra – envolvendo as disciplinas de Geografia, História e Língua Estrangeira, assim como o tema transversal Pluralidade Cultural. Para que os estudantes consigam enxergar, na prática, a importância de se aprender uma outra Língua, fazendo com que seus conhecimentos linguísticos sejam expandidos, suas habilidades de comunicação sejam aprimoradas e sua visão de mundo seja ampliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (508.8 Kb)   docx (396.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com