TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  14/11/2021  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Especial como perspectiva de uma educação inclusiva se associa ao objetivo de uma educação igualitária, pautada e no respeito a peculiaridade de cada indivíduo, com o objetivando a possibilidade de que haja integração e interação dos educandos no contexto educacional.

O acesso de alunos portadores de deficiência está previsto nas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). O objetivo é garantir que essas pessoas tenham as mesmas condições de socialização e desenvolvimento de habilidades cognitivas e competências socioemocionais.

No entanto, mais que simplesmente cumprir a lei, a inclusão escolar de portadores de deficiência na rede regular de ensino reforça o amplo debate sobre os direitos de integração à sociedade como cidadãos de fato.

Ao construir estratégias pedagógicas para a inclusão escolar, a instituição de ensino também está fomentando uma reflexão quanto à necessidade do respeito à diversidade, algo que vai se refletir na construção de uma sociedade mais justa e emocionalmente saudável.

O presente estudo possui como objetivo analisar as técnicas de alfabetização na educação especial. Procura também refletir de forma crítica no que tange a relevância da educação especial, no sentido de despertar para a necessidade de dimensionar a importância da educação especial para uma educação inclusiva.

Diante disso, a boa relação afetiva com o professor, o aluno especial pode desenvolver as suas habilidades, suas emoções, seus sentimentos, afeto e valores necessários para uma vida que favoreça seu crescimento como ser humano. Segundo Dicionário Aurélio (1994), afetividade um conjunto de fenômenos do psíquico humano, que se manifestam através das emoções, sentimentos e paixões acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.

O presente projeto se justifica pela necessidade em reconhecer o significado de educação inclusiva e compreender os princípios da inclusão, a fim de mensurar eventuais propostas para que os educadores possam desenvolver práticas pedagógicas amplas, eficazes e flexíveis.

Esse trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas onde o problema a ser investigado como as metodologias e práticas de alfabetização podem auxiliar o educando portador de necessidades especiais no processo de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com