TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA FLUTUANTE NA ESCOLA

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  14.826 Visualizações

Página 1 de 2

LIDERANÇA FLUTUANTE NA ESCOLA

Quando falamos de liderança flutuante, estamos nos referindo a um processo que promove de forma simples uma liderança que possibilita a todos a agirem como lideres, na qual a mesma é de suma importância para que se efetive de fato uma gestão democrática, essa que necessita da participação de todos os membros de uma escola. Além de possibilitar que os “funcionários” tenham motivação para ser líder, o mesmo acontece com a participação de todos que estão envolvidos no processo educacional, como por exemplo, a própria comunidade escolar.

Colocando de fato em prática a liderança flutuante, podemos juntar essa linha de pensamento (todos lideres) com o PPP, que possibilita a todos trazerem benefícios para a escola, e construir uma sociedade melhor para todos, pois é de suma importância que todos tenham um caráter de liderança na sociedade.

IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

O coordenador pedagógico possui um papel fundamental na realidade escolar, por mais que muitos professores achem que o pedagogo está na escola, apenas para receber e ficar com aqueles alunos que não “obedecem” em sala de aula, não é “apenas” essa a sua função, e sim de facilitar as relações internas na escola, como por exemplo, promover um diálogo passivo entre o educador e o educando, assim como no ambiente externo, como, por exemplo, promover o diálogo entre educador, educando e responsáveis, para que assim se tenha uma “educação” de qualidade.

O mesmo ainda possui o papel de situar a escola na realidade escolar, isto é, na realidade dos seus alunos, pois cada escola tem que se adaptar aos seus alunos, como por exemplo, na cidade onde resido existe escola em que os alunos não têm o que comer e nem o que vestir então a escola tem que assumir primeiramente esse papel social, para posteriormente conseguir cumprir com o seu papel de ensinar, tal situações são os coordenadores pedagógicos que estão a frente. Assim como o coordenador deve comunicar aos professores, quando algum aluno que possui problemas pessoais, pois muitas vezes tais problemas refletem no seu desempenho em sala de aula.

Dentre os exemplos citados acima, Piletti afirma que as funções do coordenador pedagógico, dentre outras, são:

  • Acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação;
  • Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional;
  • Promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
  • Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem. LIMA e SANTOS (2007, p.77-90)

Porém acredito que a principal função de um coordenador pedagógico, é estabelecer um elo entre os docentes, os educando, os pais e responsáveis e a direção, para assim se um ambiente na qual o educando seja potencializado durante o seu processo de aprendizagem.

Referências:

LIMA, Paulo Gomes; DOS SANTOS, Sandra Mendes. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com