TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação em Sala de Aula

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 6

FP080 - Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar

Atividade prática

Indicações gerais

Nesta atividade deve ser desenvolvida em duplas.

Requisitos formais:

  • Extensão: 3 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

As atividades devem ser realizadas nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Atividade prática

Descrição da atividade prática a ser realizada:

Nesta disciplina estudamos Princípios que são imprescindíveis para desenvolver a função de Mediadora ou Mediador. Eles são: 1. Sensibilidade, 2. Ética e supremacia dos direitos humanos, 3. Conhecimento básico da Legislação Nacional e do Ministério de Educação, 4. Capacidade comunicativa, 5. Capacidade de escuta, 6. Capacidade de manter sigilo, 7. Criatividade, 8. Estilo cooperativo. Os princípios são premissa fundamental para que o processo de mediação possa ser eficaz, para que possa se desenvolver tanto no sentido da resolução quanto no sentido da ação educativa e transformadora. 


Atividades        

  1. Descrevam (hipoteticamente) uma situação de Mediação na qual estejam presentes, no mínimo, três dos princípios estudados.

Em uma sala de aula, na disciplina de Geografia, a professora percebe que

  1. Identifiquem (nomear) os Princípios presentes na situação criada por você.
  2. Elaborem duas frases, a partir da situação de mediação apresentada, que possam ser colocadas (na forma de cartaz) como alerta para a RTC no âmbito escolar.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Atividade prática

Nomes e sobrenome(s): Osvaldo Brizolla Ardenghi Junior

Código: BRFPMME4135761

Curso: Mestrado em Educação

Data: 12/09/2021

MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA

ATIVIDADES        

  1. Descrevam (hipoteticamente) uma situação de Mediação na qual estejam presentes, no mínimo, três dos princípios estudados.

Em uma sala de aula, na disciplina de Geografia, a professora percebe que um de seus alunos está quieto e cabisbaixo. As atividades que a professora estava propondo eram atividades mais interativas, haviam dinâmicas e proporcionava um aprendizado mais significativo. Porém, a professora notava que sua didática não estava atingindo aquele aluno que parecia triste e não se importar muito com as atividades de aula.

Quando o sinal tocou para o recreio a professora esperou o aluno sair para fazer seu lanche, ele pegou a comida e foi para um canto da escola comer sozinho. Ao voltarem para a sala de aula, o aluno parecia se integrar um pouco mais na turma, porém, continuava mais introvertido do que o normal.

Ao longo da semana, a professora começou a observar aquele aluno de forma mais rigorosa, ainda não quis intervir, por pensar que precisava observar, primeiramente, se aquele comportamento indicava algo mais grave que o aluno poderia estar passando em casa com a família, pois não era o tipo de comportamento que demonstrava um pequeno problema familiar.

Com os conhecimentos que possuía, foi possível perceber que as respostas que o aluno dava às demandas da professora carregavam um ar de medo. Em um dos desenhos que a professora pediu para fazer com sua família, o aluno desenhou o pai com quase o dobro do tamanho, utilizando cores que a própria psicologia identifica como cores anormais que que uma criança pode utilizar. O aluno também se desenhou com medo e retraído, perto da mãe e com o pai longe de si.

Ao chegar ao final da semana, a professora esperou os alunos saírem da sala, pois o assunto era delicado e não poderia ser compartilhado com colegas, precisava ficar em sigilo e ser resolvido entre os profissionais da educação. Sentou do lado do aluno, perguntando sobre o desenho. Fez questionamentos do significado, se era assim todos os dias, pediu para o aluno explicar a rotina em casa, entre muitos outros questionamentos e diálogos com o aluno.

Ao final, a professora escutou-o sensivelmente e notou que havia marcas nos braços da criança, pediu, delicadamente para ver as marcas e o aluno mostrou. Assim que terminaram o diálogo, a professora orientou o aluno a chegar em casa e pedir para dormir na casa da avó, que morava no mesmo bairro, até ela resolver a situação com a equipe diretiva da escola. Notou-se que o aluno sofria abuso e maus tratos em casa.

Por ser um acaso extremamente delicado, que violava os direitos humanos do aluno, mas que também precisava ser resolvido com diálogo e respeitando a legislação nacional vigente, principalmente o ECA, a professora se dirigiu a equipe diretiva da escola, empoderada da legislação, provas das marcas de agressão.

Sob diálogo com a equipe da escola, começaram numa coleta de provas e questionamentos sobre a vida dos pais e sua rotina. Ao final, a escola abriu uma denúncia contra a família da criança, na qual foi detida. A criança começou a receber orientações da escola e frequentar o Atendimento psicoterapêutico. A avó da criança ficou responsável por ela, já que era a pessoa mais próxima da família e em que a criança se sentia confortável e a amava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com