TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO OS SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  25/4/2017  •  Dissertação  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

DANIELE REIS

SÍNTESE: ARTIGO OS SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DAS SÉRIES INICIAIS.

 ÉRICA MICHELLE SILVA

     GILDA LISBÔA

Síntese do Artigo Os Significados de Fração em livros didáticos das séries iniciais, de Erica Michelle Silva e Gilda Lisbôa, desenvolvida durante a disciplina de Metodologia do ensino da Matemática II do curso de graduação em Pedagogia, Faculdade Metropolitana da Grande Recife, como parte da avaliação referente ao sexto semestre.

Orientadora: Adryanne Barreto.

JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

2016

“A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno”

(Augusto Cury)


OS SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DAS SÉRIES INICIAIS

Teoria dos Campos conceituais de Gerard Vergnaud, a qual afirma que para a construção de um conceito matemático é necessário uma variedade de situações problemas e o conceito de número racional para ser bem compreendido é preciso articular diferentes situações, de acordo com Vergnaud (1988), citado em Magina, Campos, Nunes e Gitirana (2001) as competências e concepções dos estudantes desenvolvem se ao longo do tempo, por meio de experiências envolvendo um grande numero de situações, na pesquisa abordaram os diferentes significados do racional.

Diante da importância do conceito matemático de fração e da constatação de faltas de pesquisas para maior compreensão dos significados nos livros didáticos, recurso material que se destaca nas escolas brasileiras, a proposta do artigo foi investigar se os significados de fração estão presentes nos livros didáticos das 3ª e 4ª séries, quando tem inicio a introdução formal do conceito e se existe uma complexificação em função da escolaridade.

Portanto, analisaram livros didáticos de 3ª e 4ª séries de quatro coleções, utilizado como critério para escolha das coleções foi à predileção dos professores da Rede Municipal do Recife em 2007, correspondentes ao 2º ciclo de aprendizagem, período em que se dá formalmente a introdução do número racional no ensino de acordo com os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) de matemática para as séries iniciais, que consideram quatro significados para a fração parte-todo, quociente, razão e operador. Categorizaram alguns aspectos sobre fração:

  • Significado de Parte/ Todo: Participação de um todo em n partes iguais, em que cada parte pode ser representada com 1/n. Um procedimento de dupla contagem, das partes do todo e das partes tomadas, geralmente é o suficiente para solucionar o problema.
  • Quociente: A fração indica uma divisão e seu resultado. Nas situações de quociente, temos duas variáveis, sendo que uma variável corresponde ao numerador e a outra ao denominador.
  • Probabilidade: A fração representa a chance de um evento ocorrer. (numero de casos favoráveis dividido pelo numero de casos possíveis)
  • Operador Multiplicativo: A fração é um valor escalar aplicado a uma quantidade, ou seja, um multiplicador da quantidade indicada.
  • Número: A fração é um número em si, não sendo necessário que expresse uma relação ou contexto para ser compreendida numa situação.
  • Medida: Comparação na qual a fração está relacionada á pergunta quantas vezes? Nesse caso, uma determinada parte é tomada como referencia para se medir outra.
  • Razão: A fração refere-se a quantidades intensivas, nas quais a quantidade é medida pela relação entre duas variáveis.

A coleção mais escolhida na rede Municipal do Recife é a única que desenvolve apenas 4 dos 7 significados da fração analisados, diferenciando-se das outras pelas alta concentração de atividades que envolvem representação no continuo, maior quantidade de atividades propostas com fração inclusive no manual do professor

Muitos professores e alunos sentem dificuldades em perceber que a representação de uma mesma fração possui vários significados distintos das frações, muitas vezes relacionados a falta de compreensão do professor. A análise revelou a disparidade no trabalho com os diferentes significados da fração nas coleções didáticas, com progressão nas dificuldades entre as séries. Bertoni (2004) alerta que são necessários vários anos de vida para sedimentação da compreensão de alguns números iniciais não sendo diferente com o número fracionário, então não se pode esperar com a introdução da fração apenas na 3ª série, em algumas páginas do Livro Didático, este conceito seja compreendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com