TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade na Eduacação Infantil

Por:   •  9/4/2016  •  Artigo  •  4.701 Palavras (19 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 19

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                       

                     

RESUMO

A afetividade vem sendo debatida e defendida há alguns anos por grandes teóricos educacionais, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e profissionais da Educação em geral. As relações afetivas não podem ser ignoradas, pois estão presentes no desenvolvimento, fazem parte da natureza humana e podem interferir de forma positiva nos processos cognitivos. A escola e a família muitas vezes ignoram a importância da afetividade na Educação Infantil. E é na Educação Infantil que a criança adquire suas primeiras experiências de vida escolar e serão essas experiências que levarão as crianças a sentirem prazer ou desprazer pela escola. São muitas as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo assim como acontece o favorecimento das relações sócio afetivas no processo de desenvolvimento da criança. O ambiente escolar será o primeiro agente socializador fora do círculo familiar da criança, e deve oferecer todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. Cuidar e Educar são atos de amor, de dedicação, que requerem tempo e disponibilidade. Assim, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado em sua vida social, intelectual e escolar é necessário que haja um estabelecimento de relações interpessoais positivas entre a família e a escola, sem essa parceria, dificilmente haverá um resultado positivo. É importante que todos falem a mesma língua, para que, aquilo que os pais ensinem em casa, não seja diferente do que a criança aprende na escola.

        

Palavras-chave: Afetividade; Educação Infantil; Cuidar /Educar.


ABSTRACT


The affection has been discussed and advocated for some years by major educational theorists, psychologists, educators, educational psychologists and education professionals in general. The relationships can not be ignored, as are present in the development, are part of human nature and can positively affect cognitive processes. The school and the family often overlook the importance of affectivity in early childhood education. It is in kindergarten that the child acquires his first experiences of school life and those experiences that will lead children to feel pleasure or displeasure by the school. There are many contributions of affective relation to the process of learning, comprising as it does the encouragement of sócio emotional in the process of child development. The school environment is the primary agent of socialization outside the family of the child, and must provide all necessary conditions for it to feel safe and secure. Educating and caring are acts of love, commitment, requiring time and availability. So that the child has a healthy development and appropriate in their social, intellectual and school is necessary to have an establishment of positive interpersonal relationships between Family and school, without this partnership, there is hardly a positive outcome. It is important that everybody speaks the same language, so that what parents teach at home, is not different from what the child learns in school.

KEY WORDS: Affectivity, Early Childhood Education, Care / Education.

1 INTRODUÇÃO

          A Educação Infantil é uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano no que tange aos aspectos de desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor da criança, e, por essa razão a escola que oferta essa modalidade de ensino deve organizar-se num ambiente estimulante, educativo, seguro e afetivo, com profissionais qualificados para acompanhar as crianças nesse processo de descoberta e conhecimento.   Deve propiciar uma base sólida para o desenvolvimento, formando crianças que consigam desenvolver suas habilidades e competências de modo a aprender a aprender, a pensar, a refletir e a ter autonomia, tornando-as participantes ativos no processo de construção do conhecimento. Dessa forma, o objetivo maior desse artigo é voltar nossos olhares para as necessidades do universo da Educação Infantil no que diz respeito ao desenvolvimento integral da criança. Esse universo deve ser vinculado à educação e ao afeto, pois o ato de educar não pode ser visto apenas como um repassar de informações e de conhecimentos, ao contrário disso o ato de cuidar e educar só realiza-se com afeto e somente se completa com amor, de maneira que o desenvolvimento humano não acontece somente relacionado aos aspectos cognitivos, mas também, e principalmente, aos aspectos afetivos. De acordo com Vila (2000, p. 41): “A Educação Infantil tem três atores: crianças, famílias e profissionais da educação [...]”. Por isso, é extremamente importante auxiliar as crianças a criarem suas próprias identidades, para isso é preciso oferecer oportunidades afetivas para o aprendizado e desenvolvimento da criança, através de uma parceria onde haja a participação da família, dos professores e da escola.

          A afetividade é necessária para a formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca, pois ela é uma importante aliada nas intenções pedagógicas, responsável por criar vínculos relevantes e imprescindíveis para o Ensino de Educação Infantil que deverá ser oferecido segundo a Política Nacional de Educação Infantil 2006, “[...] em creches ou entidades equivalentes (crianças de 0 a 3 anos) e em pré- escolas (crianças de 4 a 6 anos)”. Sendo uma importante etapa inicial da Educação Básica que é integrante do sistema de ensino, a Educação Infantil tem como principal objetivo estabelecer bases para a personalidade humana, inteligência, vida emocional e social da criança.

          Na busca de compreender melhor a importância da afetividade na Educação Infantil, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com alguns autores e com os principais teóricos da educação, como Piaget, Vygotsky e Wallon, que enfatizam em suas teorias a íntima relação entre afeto e a cognição, no que se diz respeito ao papel das emoções para o desenvolvimento e construção de um ser humano. Essas abordagens formam um conjunto de temas que irão auxiliar na valorização da afetividade que deve estar vinculada à Educação Infantil, através das emoções, das relações humanas, do afeto na vida e no preparo, e, principalmente no perfil diferenciado do professor de Educação Infantil.

          Sendo assim, o presente artigo objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referências teóricas sobre a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, elencando contribuições positivas da relação afetiva entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar.

2  AFETIVIDADE: CONCEITOS E DEFINIÇÕES

          A afetividade pode ser definida em diferentes perspectivas, entre elas sob a perspectiva da filosofia, da psicologia e da pedagogia. Este artigo aborda a afetividade na perspectiva da pedagogia, pois ao falarmos sobre afetividade temos que considerar as emoções, que são expressões da vida afetiva e que são acompanhadas de reações e sentimentos. Como conceito de afetividade podemos citar o amor como referência, pois o amor é definido através dos sentimentos, e, assim, a afetividade torna-se a dinâmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com