TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da Alfabetização e do Letramento

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos da Alfabetização e do Letramento

Alfabetização e Letramento são dois processos diferentes mais ao mesmo tempo interligados. Alfabetização como o processo de aquisição do processo de escrita e letramento como o processo de desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita. Cada um exige processos metodológicos diferentes, mas são inseparáveis, pois é, preciso que se alfabetize letrando, ou seja, o aluno aprenda à escrita praticando a leitura daquilo que ele escreveu.

        Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também seus significados culturais e com eles os modos pelos quais as pessoas entendem e interpretam a realidade. O melhor método de alfabetização é aquele baseado na realidade do aluno. Durante muito tempo se pensava que alfabetização era conhecer as letras do alfabeto, atualmente sabe-se que embora seja necessário conhecer as letras, só isso não é suficiente para ser competente no uso da língua escrita. Letrar significa inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade. Tem que se aproximar a criança da cultura letrada, através de recursos tanto oral como escrito e expor maneiras da criança pensar “pra que” e “como” as pessoas leem e escrevem no dia a dia.

Letramento aparece sempre ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, que privilegia a visão de língua que usamos a todo instante quando nos comunicamos. Alfabetização está ligada à concepção de escrita como sistema ordenado pelas regras gramaticais, ou mesmo de escrita como um código, que é preciso decifrar. A autora afirma que, no Brasil, há um progressivo uso do conceito de letramento para denominar os processos que levam as pessoas a terem um domínio adequado da leitura e da escrita. Como exemplo, ela cita as matérias publicadas na mídia, nas quais se considera que ser alfabetizado é mais do que saber ler e escrever um simples bilhete, condição que até algum tempo tida como satisfatória para tirar uma pessoa da lista dos analfabetos. A escola deve trabalhar com os dois processos simultaneamente, pois isso é um dos grandes motivos do fracasso escolar. Não basta apenas alfabetizar, isto é, ensinar os aspectos da língua como código, também é preciso trabalhar a língua em seus usos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com