TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como preparar corretamente o plano de classe do ginásio

Pesquisas Acadêmicas: Como preparar corretamente o plano de classe do ginásio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  32.223 Palavras (129 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 129

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------02

A AULA DE GINÁSTICA-----------------------------------------------------------------------------03

A PARTE INTRODUTÓRIA DE UMA AULA DE GINÁSTICA-------------------------------03

A PARTE PREPARATÓRIA DE UMA AULA DE GINÁSTICA-------------------------------05

A PARTE PRINCIPAL DE UMA AULA DE GINÁSTICA--------------------------------------07

A PARTE FINAL DE UMA AULA DE GINÁSTICA---------------------------------------------07

ELABORAÇÃO DA NOSSA AULA-----------------------------------------------------------------08

MATERIAL A SER UTILIZADO--------------------------------------------------------------------08

OBJETIVO GERAL-------------------------------------------------------------------------------------08

CONDUÇÃO DA AULA-------------------------------------------------------------------------------08

BIBLIOGRÁFIA-----------------------------------------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

Neste conteúdo podemos conhecer a forma correta de se elaborar um plano de aula de ginástica aonde são divididos em quatro partes, a parte introdutória, a parte preparatória (parte inicial – apresentações e aquecimento), a parte principal (objetivo da aula) e a parte final (volta à calma). Após descrição de cada etapa, iremos encontrar um exemplo de uma aula de ginastica elaborada para crianças com idade de 10 aos 12 anos.

A AULA DE GINÁSTICA

A principio pode-se dividir cada aula de ginástica em quatro partes:

Parte introdutória da aula;

Parte preparatória da aula;

Parte principal;

Parte final.

A parte introdutória da aula abrange a formação ou alinhamento dos praticantes, a apresentação do professor e os exercícios introdutórios para aquecimento e relaxamento do organismo: andar, correr, saltar, ultrapassar pequenos obstáculos, jogos de movimentação, entre outras atividades.

A parte preparatória tem por objetivo melhorar a mobilidade, a agilidade e a força dos praticantes, com vistas ao bom funcionamento do organismo na parte principal da aula, alem de exercícios destinados a uma boa postura do corpo e a uma constituição física harmoniosa.

A parte principal da aula de ginástica é a mais importante e constitui a de mais longa duração. Nela são exploradas as funções básicas do corpo, para o desenvolvimento dessas mesmas funções e o aprimoramento físico.

Na parte final, o organismo descansa do grande esforço feito nas partes anteriores da aula. Consta essa parte de exercícios respiratórios andando, jogos calmantes e exercícios que não provocam cansaço nem grandes esforços.

A PARTE INTRODUTÓRIA DE UMA AULA DE GINÁSTICA

O professor organiza as formações necessárias para poder iniciar as atividades da aula, põe os praticantes a par do conteúdo ou matéria da aula e prepara-os para o esforço a ser despendido nas fases da parte principal, mediante a execução de determinados exercícios. Sendo assim, a parte principal da aula abrange:

Formação, apresentação e saudação

Uma boa organização logo no inicio facilitará a realização da aula coletiva para o professor. Os praticantes precisam acostumar-se com a ordem e a disciplina desde a troca de roupas até o inicio dos exercícios.

A formação e a apresentação devem ser realizadas por um monitor, guia de turma ou instrutor, designado para este fim. Entre-se em colunas ou em fileiras, procedendo-se à apresentação dos alunos ao professor e à saudação esportiva. Esta pode ser, por exemplo, “Viva o esporte!”.

Comunicação do conteúdo da aula pelo professor

O professor da em breves palavras as explicações da função (individual) e do conteúdo da aula de ginástica. Não devera confundir o conteúdo da aula que ele deseja comunicar, com o programa de aulas. Formulará o conteúdo de forma clara e breve, uma comunicação mais ou menos nos seguintes termos: Vamos aprender o rolamento para trás com afastamento lateral das pernas no final.

A comunicação do conteúdo da aula devera contribuir para motivar os praticantes e estimulá-los à execução da tarefa que lhes foi apresentada.

Aquecimento orgânico e relaxamento muscular dos praticantes

Enquanto as duas partes anteriores serviam à preparação psicológica e organizacional dos praticantes, essa parte destina-se principalmente à preparação orgânica e muscular. O professor precisa atentar para o fato de que, na parte introdutória, os praticantes estão sendo preparados para as partes seguintes, mais intensas, não devendo, por tanto, serem cansados em demasia. É preciso se precaver contra adotar uma forma rígida e fixa da parte introdutória, para cada aula é recomendável que se crie alguma coisa nova. Portanto a parte introdutória assumirá, na maioria das vezes, uma forma recreativa, com a qual se despertará a alegria e a vivacidade dos praticantes nos movimentos.

A PARTE PREPARATÓRIA DE UMA AULA DE GINÁSTICA

Os exercícios preparatórios contribuem para o desenvolvimento geral da força muscular do corpo inteiro, expandem e estimulam a função dos órgãos internos e, mediante exercícios de coordenação, servem ao equilíbrio do sistema nervoso.

Conforme o efeito dos exercícios sobre o organismo, pode-se fazer a subdivisão seguinte:

Exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)  
Continuar por mais 128 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com