Consciencia fonológica
Por: Saragossa • 10/7/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
.
CONSCIENCIA FONOLÓGICA
POSSIBILIDADES DE ESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras:
Dilene Rosa – RA: 1544302
Sara de Ávila Rosa – RA: 1544295
POLO
CAMPINAS/SÃO JOSÉ - SC
- JUSTIFICATIVA:
Desviar a atenção do significado da linguagem oral, para sua forma costuma ser complexo para as crianças em idade escolar.
O período que abrange o pré-escolar e o primeiro ano é o ideal para que se aprenda a ler e escrever.
Compreender a relação entre a linguagem oral e a escrita depende exclusivamente do conhecimento de frases, palavras, sílabas e fonemas, porque a escrita se organiza seguindo essas unidades. Por este motivo, este trabalho se organizará dentro do grupo de trabalho IV (GT IV), da educação infantil.
- OBJETIVOS:
Redirecionar a atenção das crianças para os aspectos fonológicos da fala e ajuda-las a ouvir e perceber os fones nas palavras.
Compreender a relação entre oralidade e escrita.
- METODOLOGIAS/ESTRATÉGIAS:
Jogos e brincadeiras que desenvolvem a capacidade e a habilidade de analisar frases, palavras, sílabas e sons de forma significativa:
- Parlendas, trava línguas, cantigas;
- Histórias rimadas;
- CDs com cantigas de rodas;
- Instrumentos musicais; • Figuras de animais e objetos;
- Bola.
- AVALIAÇÃO ESPERADA DA APLICAÇÃO DO PROJETO:
Através de observação em tarefas que envolvam as habilidades metalinguísticas trabalhadas, pretende-se observar se os alunos do GT IV, que participaram deste programa, desenvolveram a capacidade de analisar significativamente, as palavras em sons.
http://cfonologica.blogspot.com.br/
- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
De acordo com Jaeger, A. (2006, p.17), crianças que desenvolvem a consciência de fonemas, progridem facilmente e de forma produtiva, para um processo de escrita e leitura criativos e significativos.
Esta é uma afirmação comum hoje em dia, ainda assim, são poucas as escolas de educação infantil que oferecem oportunidades concretas e reais, no acompanhamento e desenvolvimento da consciência fonológica de seus alunos. Portanto, nossa intenção com este projeto, é preencher essa lacuna.
Lembrando que, toda e qualquer atividade em educação infantil, requer observação frequente dos alunos, a fim de determinar a compreensão e o nível de interesse de cada um.
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ADAMS, M.J.et. al. Consciencia fonológica em crianças pequenas. Edição: 1ª.Porto Alegre: Artmed, 2006.
ALMEIDA, E. C., DUARTE, P. M. Consciencia fonológica. Edição: 1ª. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.
...