TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que Norteiam a Realidade Escolar

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Para se analisar um LD é necessário compreender vários fatores que norteiam a realidade escolar. Para compreender a realidade de uma comunidade escolar há alguns caminhos possíveis, pode-se por exemplo analisar o dia-a-dia da escola de perto, fazendo anotações e tomando conhecimento de vivencia, neste sentido, dados obtidos através da observação participativa possibilitado pela regência foram utilizados neste trabalho.

        Outros caminhos podem ser percorridos com intuito de uma análise eficaz, como por exemplo, ter conhecimento detalhado de documentos de grande importância, como os PCNs, Currículo referência e o PPP da escola possibilitam ao professor uma seleção mais coerente do LD a ser adotado. Neste sentido cabe ao professor estar atento aos PCNs bem como as novas tendências, além de atentar-se ao PPP da escola, o qual contém informações relevantes à escolha do LD.

O processo de ensino da língua portuguesa deve ser planejado a partir dos usos sociais da leitura e da escrita desde os primeiros anos da escola. Geraldi afirma que “ensinar a língua é ampliar a experiência do aluno com a nossa” (2003, p.121). Com a mesma compreensão, defendemos a importância da atuação dos profissionais de educação desde o processo inicial de alfabetização e letramento. Cabe a eles promover as condições favoráveis para uma aprendizagem significativa por meio da apropriação das práticas sociais mediadas pela escrita paralelamente à aquisição do código.

Vale destacar a importância contribuição do trabalho com os gêneros discursivos orais e escritos), para que os alunos possam não só conhece-los, mas também empregá-los em diferentes situações. Meios pelos quais organizamos socialmente nossos modos de dizer, os gêneros discursivos que favorecemner não somente a apropriação da leitura e da escrita, mas também dos mecanismos linguísticos que ordenam e sustentam os discursos presentes ao longo da história em nossa sociedade.

A importância da abordagem da linguagem em sala de aula, Costa-Hϋbes e Baumgӓrtner (2007, p.17) destacam que “adotar os gêneros como objeto de ensino é uma forma de criar condições para que os alunos sejam confrontados com diferentes práticas de linguagem historicamente construídas, oportunizando a sua reconstrução e a sua apropriação”. As autoras propõem a organização de um trabalho sistemático envolvendo uma situação de interação social em que a produção gênero que responda a essa necessidade. A partir deste embasamento teórico podemos destacar que o livro da análise em questão deixa agrada aos parâmetro pois a questão gênero e linguagem é trabalhada de  forma discursiva pois incita aos discentes a curiosidade e a interdisciplinaridade

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com