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JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES NA APRENDIZAGEM

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

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RESUMO: O trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar e compreender a importância dos jogos como prática pedagógica na educação de crianças de maneira lúdica. O presente trabalho foi aplicado em uma Instituição Evangélica na cidade de Jacareí, com crianças de idade em média de 9 e 10 anos cursando o 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I. Verificou-se que as atividades/jogos lúdicos no ensino de geografia permitiram que os alunos aproximassem a Geografia do cotidiano, tornando o ensino-aprendizagem efetivo e dinâmico em conjunto com os jogos.

Palavras-Chave: Jogo, Brincadeira, Criança e Aprendizagem.



INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo compreender e refletir a importância dos jogos no desenvolvimento da criança nas atividades pedagógicas em que estão envolvidos. O presente trabalho está organizado em tópicos que aborda as características e a importância deste para o desenvolvimento infantil, uma vez que aponta caminhos e possibilidades para o educador utilizá-los como recurso didático-metodológico no processo educativo.

Os jogos e as brincadeiras apresentam características distintas e estão classificados de acordo com Piaget (apud Friedmann, 1996) em simbólico, de exercício, regras, competição, tradicional, os jogos livres e orientados. Esses jogos promovem o desenvolvimento dos aspectos afetivo, motor, cognitivo e social da criança.

Na atuação do educador, os jogos e brincadeiras com fins educativos devem ser utilizados como recurso didático-metodológico, pois no planejamento das atividades devem-se considerar os objetivos a serem atingidos. O professor deve atuar como mediador no processo ensino aprendizagem, sempre com um olhar atento aos jogos e brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária da criança.

Este trabalho está embasado através de observações feitas na aplicação do jogo, na pesquisa supervisionada e com o estudo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Historia e Geografia.

  1.  “JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM”.

O jogo se origina do vocábulo latino ludos, que significa diversão, brincadeira e que é tido como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades. Dessa maneira, os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem podem aproveitar-se do jogo como recurso favorável na compreensão dos diferentes conteúdos pedagógicos. Desse modo Piaget (1976) afirma que:

"O jogo é, portanto, sob as suas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação do real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil”. (PIAGET, 1976 p.160).

  1. JOGO; “JOGO DA MEMÓRIA, DOS ESTADOS E CAPITAIS DO BRASIL”.

 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicam como objetivos do ensino

  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando seu entendimento.

Buscando alcançar tais objetivos, foi escolhido o “Jogo da memória” dos Estados e Capitais do Brasil, com a finalidade de uma investigação do modo de pensar dos alunos, para ajudá-los a compreender os conteúdos escolares, superando suas dificuldades, construindo seus conhecimentos. Através das atividades lúdicas é possível o aluno expressar, assimilar, construir a realidade, relacionando com situações do seu dia a dia.                                                                  O uso de jogos no ensino da Geografia teve como objetivo principal fazer com que as crianças se interessassem mais em aprender a disciplina, despertando o interesse em aprofundar os itens já trabalhados.

A aplicação do jogo ocorreu no dia 28 de outubro de 2019, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na cidade de Jacareí – SP, com grupo de quatro crianças do 4° e 5° ano do ensino fundamental, com a idade média de nove e dez anos.

Antes de iniciar o jogo, os alunos foram orientados sobre as regras a serem respeitadas e a forma de como se jogar. O jogo da memória possui um tabuleiro; 54 cartas sendo 26 estados; 27 capitais e 1 Distrito e uma carta com a regra do jogo, o ganhador é aquele que possuir mais conjuntos de cartas.

Assim que o jogo foi apresentado, houve uma grande empolgação por parte das crianças, já que era algo novo para auxiliar na aprendizagem da matéria estudada, ouviram atentamente e entenderam imediatamente as instruções e regras e logo pediram para que se iniciasse o jogo. Segundo Piaget (1998, p. 141): "A cooperação, com efeito, é um método característico da sociedade que se constrói pela reciprocidade”.

 Observamos que, o jogo além de todas as outras habilidades já citadas, trabalhou também a interação entres os aplicados.

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