TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e brincadeiras

Por:   •  4/10/2015  •  Exam  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS

O tema é muito controverso, e apesar da proposta já ter alguns anos, ainda há pessoas que não concordam com a inserção da criança de 6 anos no ensino fundamental.

Segundo as reportagens indicadas, o motivo de tal mudança seria mais para gerar lucros do que pela educação propriamente dita.  A principal alegação é para diminuir a defasagem do ensino brasileiro com relação aos outros países do MERCOSUL.

Em minha opinião, a proposta é válida, pois a criança, aos seis anos, já apresenta boa compreensão de tarefas e em muitos casos já identificam as letras e fazem operações simples como adição e subtração. Mesmo não tendo uma ótima leitura, já consegue identificar palavras e compreender o sentido de algumas frases, e a possibilidade de poder ter um acompanhamento especializado nesta fase é um ganho para seu desenvolvimento.

        É de suma importância ter conhecimento sobre o desenvolvimento humano, e o mesmo deveria ser levado em conta quando a criança vai ingressar no ensino regular. Como dito por Gilmar Oliveira, autor do texto A idade ideal para alfabetização, as instituições deveriam aplicar um teste para saber o quanto o aluno já está desenvolvido e seu grau de maturidade para saber em qual série ou ano irá ser matriculado. As escolas deveriam ter maior autonomia para escolher a forma de matricular, a idade e a série/ano/período que o aluno irá cursar, podendo assim definir um melhor plano de ensino e grade curricular para a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com