TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Tese: Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No presente Desafio, apresentamos um pouco do que vemos sobre multiculturalismo e diversidade, e como podemos lidar com esse conceito dentro do âmbito escolar. Trazemos exemplos de uma instituição que teve a preocupação de trocar datas convencionais para maior interação dos novos modelos familiares. Trazer a discussão para sala de aula e elaborar projetos que nos de uma teia de possiblidade para trazer conhecimento sobre os assuntos que acercam o tema acima mencionado.

Entendendo que as diferenças existem e precisam ser respeitadas, nos tornamos parte de uma instituição chamada “Escola Municipal Saber Conviver”, que possui um Projeto Pedagógico Curricular que presa pelo respeito à diversidade e o multiculturalismo, sendo assim ter a sensibilidade de encarar a realidade de que figuras que não se encaixam na padronização, obtidas nos séculos anteriores, hoje tomam evidencia e nos mostra que a família mudou, e por isso precisamos mudar também. Garantir que as leis sobre este tema sejam validadas e todos os tipos de diversidade sejam respeitados é o maior desafio nas escolas hoje em dia.

Este desafio nos leva a viajar neste conceito onde a liberdade de expressão se torna um direito valido. Onde seres são constituídos de culturas diferentes e pessoas se respeitam mesmo que não se entendam este sim é o maior desafio da humanidade.  

As leis existem e precisa ser entendidas e trabalhadas dentro das salas de aula, trazer o conhecimento exigido para que todos venham a respeita-la.

Abaixo veja algumas leis que garantem que as diferenças sejam respeitadas dentro da escola.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A redação do paragrafo 2º do artigo 59, Art. 26, Art. 79 B, Art. 205, 206, e 208,Art.33, Art. 58, Art. 78, As leis descritas ao lado, fala sobre a inclusão e o respeito à acessibilidade, trata de garantir direito a todos sem exceção, de cor, credo ou condição física, a a LDBN Se preocupa com o desenvolvimento social e cultural do individuo respeitando suas diferenças e limitações.

Parâmetros Curriculares Nacional(PNC). O PCN, traz em seu conceito a construção de conhecimento inacabado, aborda o tratamento dado as temáticas, e problemáticas sociais sempre respeitando a diversidade seja ela cultural, étnica, linguística, religiosa, sexual etc.

Diretrizes Curriculares da Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Esta diretriz tem o enfoque, a garantia do acesso a história e a cultura Afro-Brasileira e Africana, disseminando o respeito e o conhecimento sobre o assunto, quebrando Tabus e o preconceito.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1 Considerando as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, devemos oferecer e experiências que contribuam para construção da cidadania, promovendo a interação e a capacidade das crianças de se relacionar-se.

Titulo: Festa da Família no CMEI Professor Paulo Rosas: Mantendo a Tradição, Respeitando a diversidade.

Disponível em: cmeiprofessorpaulorosas.blogspot.com.br/2012/03/festa-da-familia-no-cmei-professor.html

Acesso em: 25/03/2014

Postado há 07 de março de 2012.

Respeitando a diversidade, e encarando a realidade de que a família já não comporta um formato tradicional, pensando na diversificação dos modelos encontrados nos lares hoje em dia, um colégio chamado “CMEI Professor Paulo Rosas” teve a sensibilidade de enxergar que uma simples comemoração de dias dos pais ou mães, pudesse ter um efeito negativo dentro da escola, enxergando que nos dias atuais muitas famílias não são constituídas pelos mesmos.

Tiveram então a ideia de mudar estas datas comemorativas por uma data unificada, onde abrangesse todos os modelos familiares. Substituíram então as datas acima mencionadas pelo diferenciado “Dia da Família”, permitindo assim que todos os alunos tivessem a oportunidade de participarem juntamente com a sua figura especial, sem classifica-la.

Fazendo assim valer o multiculturalismo dentro da escola, respeitando a história familiar de cada um, e evitando constrangimento ocasionado em alguns exemplos familiares não muito tradicionais. Sendo assim esta data se tornou muito comum em diversas instituições de ensino, pois serve de modelo para uma nova realidade que vivemos nos dias de hoje.

Respeitando a individualidade de cada aluno, os profissionais da Escola Municipal Saber Conviver, deram as crianças o desafio de trazerem a escola um desenho do seu modelo familiar, para que juntos possamos criar meios de se trabalhar a diversidade de cada um.

Visualizando a figura de uma mulher segurando uma bíblia. Trazemos para a sala de aula um bate papo aberto sobre religião, Mostrando filmes e também algumas historias e documentários, sobre religiões não muito conhecidas falando sobre rituais e costumes, podemos leva-los a sala de informática mostrando países que guerrearam por conta da sua diversidade religiosa e países que foram pacificados pela religião, trazendo a eles as diferenças e coisas que ambas tem em comum, podemos criar uma discussão sadia entre os alunos, trazendo a para a sala de aula religiões que eles conheçam ou tenham vontade de conhecer, trazendo o respeito mutuo sobre a escolha religiosa de cada um.

Visualizando a figura de dois homens de mãos dadas Podemos trazer o tema da homossexualidade e sobre o preconceito, homofobia e leis que foram criadas para combatê-las, podemos discutir como isto tem se evidenciado nos dias de hoje, discutir sobre a adoção por casais homossexuais. Falar sobre a luta pela aceitação, palestras e manifestações que pararam o mundo seja pela sua autenticidade ou por eventos violentos e desrespeitosos, falar sobre personagens da história que tinham atitudes homo fóbico, trazer um profissional da saúde para administrar uma palestra falar sobre doenças e sobre prevenções, sobre índices de HIV que acerca as pessoas desta opção sexual.

Visualizando um cadeirante Podemos levar os alunos por um passeio ao redor da escola mostrando a dificuldade encontrada no acesso as vias e os estabelecimentos, podemos também leva-los a instituições que são preparadas para receber o portador de deficiência física, pesquisar sobre acessibilidade convidar o aluno para criar com seus colegas maneiras de melhorar o acesso dos cadeirantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com