TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUTISMO NA ESCOLA

Por:   •  5/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cintia S. T. Oliveira; Elaine S. Azevedo; Patrícia A. Campos; Paulo R. S. Carvalho

Resumo:

O artigo tem enfoque na criança autista em idade escolar da educação infantil.O mesmo foi escrito com base em pesquisas bibliográficas de internet e em estudo de caso.Este tem por objetivo esclarecer dúvidas e auxiliar professores e comunidade escolar, a entender,conhecer e reconhecer a singularidade de seu aluno autista,podendo assim tornar seu desenvolvimento e sua aprendizagem mais prazerosa.Trazemos aqui ainda sistemas e programas de comunicação e desenvolvimento, que podem ajudar no desenvolvimento da linguagem na criança autista e ajudar o docente com o mesmo.Assim aprenderemos sobre o universo autista,compreendendo sua realidade,formulando uma prática pedagógica que esteja apta a aprendizagem do aluno autista.

Palavras chave: Autismo. Educação Infantil. Características. Desenvolvimento. Sala de aula.

Abstract:

The article has focused on autistic children in school age children's education even been written based on literature searches, internet and you .This study aims to answer questions and assist teachers and school community, to understand, to know and recognize the uniqueness of her autistic pupil, thus being able to make their development and learning more pleasurable. We bring here yet and communication systems and development programs that can help in the development of language in autistic children and help teachers to learn same .Like this on the autistic universe, comprising its reality, formulating a pedagogic practice that is capable of learning the autistic student.

Keyword: Autism. Childhood Education. Characteristics .Evolution. Classroom

INTRODUÇÃO:

Sabemos quão é difícil para um professor, sem conhecimento em educação especial lidar com um autista.

Fez-se necessário então um breve estudo em relação ao autismo na idade infantil, para que possamos entender e melhor lidar com nossos alunos com essa síndrome.

O autismo é uma síndrome que dificulta o desenvolvimento social,físico e mental do ser humano.A pessoa autista tem dificuldade em expressar suas vontades e aspirações e muitas vezes faz com que isso se torne agressivo.

Quando a comunicação do autista deixa de ser somente com a família,o desenvolvimento social do mesmo passa por uma etapa critica,pois é doloroso para o mesmo se comunicar com pessoas que ainda não fazem parte da sua rotina.Cabe ao professor e as demais pessoas que com ele for conviver entender sua forma de agir e pensar.

Portanto o objetivo desse trabalho de conclusão de curso é aprimorar nossos conhecimentos já adquiridos, através de leituras e pesquisas e ajudar a comunidade escolar a conhecer e interpretar a mundo autista.

1. Características do Autismo:

São diversas as características comportamentais e de desenvolvimento físico,psíquico e intelectual que podem ser apresentadas pelo autista veremos aqui as mais pertinentes para a aprendizagem na educação infantil:

1.1. Distúrbios de fala e linguagem:

Caracteriza-se, por enorme atraso na fala, com fixação e paradas ou total mutismo, a fala é atonal, arrítmica, sem inflexão e incapaz de se entender as emoções.

1.2. Distúrbio de relacionamento:

Falta do desenvolvimento de uma relação interpessoal e de contato visual. Tanto o relacionamento com pessoas quanto com objetos inanimados estão alterados. Ausência de sorrisos, desinteresse por brincar, preferência por permanecer só.

1.3. Distúrbios no ritmo de desenvolvimento:

A seqüência do desenvolvimento é anormal, se levado em conta o desenvolvimento de crianças normais.

1.4. Distúrbios da percepção:

Há falha nos estímulos sensoriais para discriminar o que é importante, ou seja, ocorre um erro de seletividade. Assim certos estímulos os apavoram como barulho de liquidificador, bombas, estouro de bexigas, enquanto outros sons seriam desagradáveis para criança normais ,como o arranhar de unhas na lousa,são procurados com insistência.(Santos,2008,p.18 e 19).

Sabemos ainda que a hiperatividade é muito freqüente nas crianças autistas, mas pode desaparecer na adolescência e ser substituída pela inércia.

A irritabilidade também é habitual e comumente é desencadeada pela dificuldade de se expressar, ou ainda por mudanças na rotina.O autista ainda pode desenvolver medos intensos que podem virar fobias em outras fases de sua vida.

2. O autista no âmbito escolar: A educação Infantil

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo assegurada a todo cidadão.

A inclusão dos autistas deve ser feita a partir dessa etapa escolar e cabe ao educador, adaptar o local, os materiais, a prática pedagógica e as demais pessoas que com o autista irão conviver.

               “È de responsabilidade do professor,a atenção especial e a sensibilização dos alunos e dos envolvidos, para saberem quem são e como se comportam esses alunos autistas” (Santos, 2008, p.30).

Faz necessário que o educador tenha paciência e compreensão para com o aluno autista, pois ele pode apresentar desinteresse e não atender as expectativas do professor.

“È preciso atender prontamente toda vez que a criança autista solicitar e tentar, o dialogo, a interação. Quando ocorrer de chamar uma criança autista e ela não atender, é necessário ir até ela, e leva - lá para fazer o que lhe foi solicitado. Toda vez que de alguma forma a criança demonstrar progresso é prudente reforçar os elogios. Pode-se falar com a criança, mesmo que seu olhar esteja distante,quando o professor desejar que o autista o olhe ,basta lhe segurar o rosto e delicadamente direcionando-o para o rosto do professor. Tendo a ser como meta uma relação baseada no controle, segurança, confiança e amor.” (Santos, 2008, p.31 e 32).

3. Algumas técnicas que podem auxiliar o professor em sala de aula:

Existem vários sistemas que podem ajudartantoo docente, quanto o aluno autista a melhor se comunicar e se desenvolver:

3.1. Comunicação Facilitada:

Usa-se apoio físico para as mãos ou pulsos, a fim de auxiliar a criança a utilizar os cartões de comunicação de vários tipos. (métodos usados para autista que possuem dificuldades motoras alem de intelectual), melhorando assim sua comunicação.

3.2 Teacch:

(Treatment and Education of Autistic an Related Communication Handicapped Children).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com