TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LITERATURA

Por:   •  30/8/2015  •  Artigo  •  5.046 Palavras (21 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 21

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LITERATURA

Francisco Liandro da Silva Brito

RESUMO

A preocupação com o ensino de literatura tem se intensificado ante o cenário que se apresenta hoje com o advento das mídias digitais. Muitos profissionais da educação discutem novas práticas de ensino como atitude emergente nas escolas brasileiras. Estes recursos podem ser: vídeo, som, imagem, através de recursos multimídia e internet. Neste novo conceito de ensino, o professor está assumindo o papel de mediador de conhecimentos, pois o processo de ensino-aprendizagem deverá ser dirigido a um público que não mais recebe e ingere informações, mas interage com as mesmas, interfere no processo e questiona o conteúdo e conceitos. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica onde primeiramente será feita uma revisão bibliográfica destinada a explicitar os aspectos teóricos da metodologia de aprendizagem através dos recursos de multimídia. O levantamento bibliográfico será feito inicialmente com uma leitura organizada destacando as ideias centrais defendidas por cada autor relacionado ao assunto em estudo. Observa-se que as dificuldades existem de todos os lados, mas, é preciso inovar a prática de ensino e educar com novas tecnologias é um desafio. Contudo precisa ser adquirido pelos alunos, pelos professores e principalmente pela escola.

Palavras-chave: Literatura; Educação; Escola; Tecnologia; Multimídia.

ABSTRACT

Concern about the teaching of literature has intensified against the scenario that stands today with the advent of digital media. Many education professionals discuss new teaching practices as emerging attitude in Brazilian schools. These resources can be: video, sound, image, multimedia and internet resources. In this new concept of teaching, the teacher is assuming the role of mediator from knowledge, because the teaching process should be directed to an audience that no longer receives and ingests information, but interacts with them, and questioned the process interferes with the content and concepts. The study is based on a literature search where a literature review will be made first to clarify the theoretical aspects of the methodology of learning through multimedia resources. The bibliographic survey will be done initially with an organized reading highlighting the core ideas expressed by each author related to the subject being studied. Notes that there are difficulties on all sides, but we need to innovate the teaching practice and educate with new technology is a challenge. However needs to be acquired by the students, by teachers and mainly by the school.

Keywords: Literature; Education; School; Technology; Multimedia.

1 INTRODUÇÃO

As novas tecnologias trazem novos desafios às escolas de hoje. Mais do que nunca, as instituições de ensino devem refletir sobre a introdução das novas tecnologias nas atividades e currículos escolares.

A visão dos educadores e pesquisadores em relação à aprendizagem com base nos computadores mudou muito nos últimos anos. Nos anos 1980, o computador era tido como um agente de mudança, significando que se esperava da tecnologia um impacto notório e direto na aprendizagem e na aquisição de habilidades por parte dos alunos.

Já faz muito tempo que os pesquisadores da educação apontaram para a necessidade dos professores utilizarem as tecnologias como estratégia para elevar a qualidade da aprendizagem dos seus alunos e atender às novas e diversas exigências que se apresentam. Porém, o que ficou claro e evidente foi que grande parte dos professores apresentam dificuldades e, até mesmo, resistência ao uso de tecnologias na sua prática educativa.

Nos dias atuais se fosse realizado uma pesquisa com os alunos que estão cursando o ensino fundamental e médio, constataríamos que, no século XXI, a leitura não está entre as preferências desses estudantes. Os professores poderiam até se assustar diante de tal situação e entregar os pontos achando que a batalha está perdida, porém, eles podem ir além, e ao invés de encarar as novas tecnologias como uma inimiga, eles poderiam interagir buscando auxílio e tê-las como aliada. Só assim, poderemos associar o conteúdo a ser trabalhado com as novas tecnologias, possibilitando um ensino mais agradável, dinâmico e prazeroso aos nossos alunos.

Sabemos que o professor tem um papel de suma importância nos projetos de inovações, até porque a qualidade de um ambiente tecnológico de ensino depende muito mais de como ele é explorado didaticamente, do que de suas características técnicas. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a modernidade pode mascarar um ensino tradicional, baseado na recepção e na memorização de informações.

Neste contexto, este trabalho está voltado para o estudo do uso das tecnologias digitais no ensino de Literatura, buscando, fundamentalmente, conhecer as razões que levam o docente a incorporar as tecnologias no seu trabalho cotidiano.

Nesse sentido faz-se a seguinte indagação: É possível que o uso das mídias digitais atue como elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de literatura?

O artigo tem como objetivo geral possibilitar o ensino de literatura através de recursos multimídicos digitais e seus objetivos específicos: motivar os alunos a lerem as obras literárias originais a partir da obra digitais; fazer releituras de obras literárias através de vários recursos digitais; adaptar leituras de obras literárias às mídias diversas.

O presente estudo justifica-se pelo entendimento da realidade que os avanços tecnológicos trazem ao setor educacional produzindo um novo modo de ensinar.

A eficácia da tecnologia, nas situações de ensino-aprendizagem, levou a uma mudança de perspectiva. A apresentação de materiais audiovisuais diversificados, músicas, filmes, documentários, rádios, etc. devidamente selecionados pelos docentes dão um novo olhar ao conteúdo literário estudado e constituem fontes passíveis de diversas análises e cuja função não é substituir o livro, a leitura, mas estimular, com base em parâmetros estudados em sala de aula, a leitura de obras clássicas das Literaturas Brasileira e Portuguesa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA

Com as novas mudanças e os novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com