TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho dos professores com literatura infantil

Por:   •  26/9/2015  •  Resenha  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho dos professores com literatura infantil

O contato com os livros desde cedo torna-se mais relevante, através de contato de mãe e filho com uma história contada, para que a criança tenha um livro como alcance como qualquer brinquedo.

A educação literária não se deve ser feita como leitura recreativa, mas como aprendizado em leituras, análises e comentários de obras literárias.

De forma que a criança e o jovem amem o livro, em que expresse uma capacidade de leitura profunda. Tendo a importância que o jovem obtenha uma clareza de mente e enriqueça com mais sensibilidade. Renovando assim, os métodos e instrumentos de trabalho.

A realidade nas aulas visto a perspectiva da realização de uma leitura total parcial de obras. Os alunos se mostram desinteressados, mostrando assim, um desânimo.

As causas de descaso pela leitura segundo Lacau (1966) ele aborda algumas questões através de perguntas:

Se na realidade as obras recomendadas para leitura são adequadas as crianças e jovens? Quanto à idade, sensibilidade, tempo e lugar com que eles vivem, terá uma afinidade verdadeira com relação aos leitores? Ou a escolha acontece porque o professor já conhece a obra e ela não tem passagens escabrosas, de uma leitura rápida, e o professor prevê o tema vinculando à vida infantil e não se dá o trabalho de estudar? Que o livro tenha como personagens uma criança ou jovem, para que seja o seu gosto? A qualidade literária, históricas etc. dos livros escolhidos possuem elementos que permitem ao adolescente e à criança transferindo algo da sua idade, seu mundo de sonhos e do entusiasmo a serem vividos através de seus valores? Tais obras permitem que os jovens e as crianças vivam no sentido sua própria realidade, imaginação, sua verdade, seus sonhos? Eles podem reencontrar-se nelas? De forma, como para conseguir nota. Muitos leem sem ânimo e nem sempre estas perguntas são respondidas de forma satisfatória.

Trabalhando a literatura Infanto-juvenil a postura do professor: nas salas de aula, a)resumo da obra, b) comentário, opinião e juízo acerca da obra. Se resultam neles a maioria dos livros lidos.

Para que gostem de um trabalho obrigado em nome de sua formação cultural. Isto, pode ser feito através do processo de aprendizagem progressivo.

A) Soluções – duas atitudes são fundamentais: Despertar (o mais cedo possível) o amor pela leitura tornando-se um hábito e transforme parte de sua vida.

B) Paralelamente – à necessidade prática de leitura, iniciando o comentário do texto total ou parcial, e chegando a avaliação das obras, sendo possível ensinar resumos que correspondam a uma experiência e aprendizado pessoal. Fornecendo à emissão de uma opinião, juízo ou comentário como elementos necessários.

Para estabelecer uma vinculação emocional entre o leitor e o seu mundo, e o livro que lê. É preciso converte o leitor (infantil ou adolescente) em colaborador, personagem criador de trabalhos que completem a obra, sendo um argumentador interessado, animado com o universo da obra.

Tem dois tipos de leitura juvenil: a imposta e a escolhida livremente. Em que, várias opções de leitura adotadas em uma mesma classe, contrariando o professor com o seu tradicional livro. No que precisa ser atualizado com a produção de livros de literatura infantil e juvenil. Para não desanima o aluno ele compraria um livro e leria dez com a rotação, claro com temas diferentes: como poesia, prosa, narrativa, intercalados com aventuras, diálogos e outros.

Permitindo assim, seu conhecimento em profundidade na análise literária com uma aproximação da estrutura da obra, na melhor recreação e maior prazer estético da reelaboração. Atuando através da:

Compreensão – ao oferecer meios a descobertas de seus componentes, aprofundando na intepretação da obra literária.

Avaliação – ao oferecer avaliação da obra artística como critério.

Aplicação – ao oferecer exercícios de técnicas e aproveitamento integral, orientando descobrir os componentes do texto e suas relações.

Síntese – propondo fichas de analises, exercícios etc.

Objetivos – levando o leitor a penetrar na rede de relações unindo elementos da obra literária, com o texto literário como construção, combinação, de uma estrutura ajustada.

Compreender como é a estrutura do texto literário – que mostra como um texto pode ser relacionado em outras manifestações artísticas. Tendo como finalidade o objetivo de estudo de língua entendendo e valorizando o que os outros dizem e fazendo-os compreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com