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Os Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

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Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação   Avaliação Final – Curso de Pedagogia/UNISAL - 2020

Profa. Dra. Roberta Gaio

Jucilene de Oliveira Pires Freitas RA 200015029

  1. Considerando que todo problema educacional é passível de ser pensado, filosoficamente, e que, nisto consiste a tarefa dos fundamentos filosóficos da Educação enquanto área de conhecimento; a contribuição de uma disciplina que aborde, História,  Filosofia e Sociologia da Educação para a formação do/a educador/a, pensando no projeto político pedagógico, é:

  1. Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita;
  2. Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada;
  3. Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar;
  4. Ajudar o/a professor/a  a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano;
  5. Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico;

2. Cuidado: O pensamento do setor dominante da sociedade tende a ser o pensamento dominante da própria sociedade. Observe a tirinha abaixo e assinale a alternativa que apresenta afirmações coerentes quanto as contribuições da Filosofia da Educação

[pic 1]

  1. A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações;
  2. A Filosofia da Educação promove o entendimento dos procedimentos pedagógicos possíveis e necessários, pois traz à baila as características do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, visando melhor desempenho didático;
  3. A Filosofia da Educação promove o entendimento dos comportamentos e da personalidade das crianças, jovens e adultos, pois além dos filósofos, estudiosos de várias áreas, inclusive da psicanálise podem contribuir com o pensamento reflexivo sobre o ser humano;
  4. A Filosofia da Educação é responsável pela prática pedagógica, pois é fato que traz à baila o conceito de conhecimento, disciplina e didática, contribuindo com a construção dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula;
  5. A Filosofia da Educação promove o atendimento à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico, pois como argumenta os autores clássicos é nas experiências vividas que podemos refletir sobre o ser humano e suas necessidades, visando a reprodução dos conteúdos aprendidos;

3. Na terminologia de Louis Althusser, a escola é considerada, de maneira geral, um Aparelho Ideológico de Estado - AIE, porque:

  1. Estabelece determinantemente um único estado de agir nas escolas para educadores e educandos;
  2. Veicula a ideologia dominante do Estado reproduzindo as condições materiais dos meios de produção da sociedade;
  3. Dissemina as ideologias do Estado para que os/as cidadãos/cidadãs possam claramente conhecer seus representantes políticos;
  4. promove uma transformação individual, posto que o/a aluno/a passa a se entender como cidadão/cidadã a partir do conhecimento das funções do Estado;
  5. Produz proletários, tecnicamente qualificados, de modo a manter as indústrias em constante funcionamento;

4. As características a seguir – escola instância autônoma da sociedade, visão orgânica do social, função terapêutica na correção de desvios humanos e avaliação punitiva dos incorrigíveis – descrevem o paradigma de educação denominado:

   

  1. Reprodutor        
  2. Transformador      
  3. Libertário
  4. Redentor

5. Uma das funções da escola está na formação do indivíduo para o qual define seus fins em relação ao meio social. Nas tendências pedagógicas não progressistas entende-se que formar é:

a) Formar o caráter do/da cidadão/cidadã para contaminar, individualmente, o organismo social;

b) Dar forma ao indivíduo, padronizar segundo um modelo profissional eficaz e eficiente para a sociedade;

c) definir, desde a infância, a personalidade íntegra do/da cidadão/cidadã como ser íntegro/a e justo/a;

d) transformar o/a aluno/a em um ser crítico e criativo, visto que nessas tendências busca-se a autonomia, a reflexão e a criticidade.

e) preparar o indivíduo, única e exclusivamente, para o mercado de trabalho, porém de forma crítica e criativa, podendo transformar o espaço em que atua.

6. Cada tendência pedagógica educacional tem uma forma de conceber a ação de aprendizagem do/a aluno/a. Selecione a alternativa que relaciona os modos de aprender, respectivamente, às tendências pedagógicas liberais – tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva, tecnicista:

a) aprende decidindo e auto realizando; aprende sendo estimulado e premiado; aprende ouvindo e repetindo; aprende fazendo e simulando;

b) aprende fazendo e simulando; aprende decidindo e auto realizando; aprende sendo estimulado e premiado; aprende ouvindo e repetindo;

c) aprende sendo estimulado e premiado; aprende ouvindo e repetindo; aprende fazendo e simulando; aprende decidindo e auto realizando;    

d) aprende ouvindo e repetindo; aprende fazendo e simulando; aprende decidindo e auto realizando; aprende sendo estimulado e premiado;

7. (ENADE – 2014) “Ora, é através da aprendizagem de alguns saberes práticos (savoir-faire) envolvidos na inculcação massiva da ideologia da classe dominante, que são em grande parte reproduzidas as relações de produção de uma formação social capitalista, isto é, as relações de explorados com exploradores e de exploradores com explorados. Os mecanismos que reproduzem esse resultado vital para o regime capitalista são naturalmente envolvidos e dissimulados por uma ideologia da escola universalmente reinante, visto que é uma das formas essenciais da ideologia burguesa dominante: uma ideologia que representa a escola como um meio neutro”. (ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença, 1979, p. 66-67 -adaptado). Considerando a relação entre ideologia, escola e relações de produção discutidas no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

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