TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PI - A PEDAGOGIA POR UM PONTO DE VISTA FREIRIANO

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

1.1 TEMA 1

1.2 OBETIVOS.............................................................................................................2

1.2.1 Geral 2

1.2.2 Objetivos Específicos 2

1.3 Justificativas 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

1.1 A pedagogia por um ponto de vista Freiriano

“Há quem tenha medo que o medo acabe.” Mia Couto.

A pedagogia do Oprimido Paulo Freire versa sobre a importância de entender a opressão que há em nossa sociedade e traz a tona o quanto é necessário quebrar o vínculo Opressor/Oprimido para que haja a libertação. Romper com essa relação de dependência através de uma educação libertadora é o proposto em sua obra. Freire nos traz a tona os reflexos de uma educação opressora, aquela que faz com que o oprimido não perceba a condição, mas que se conforme com ela. Devemos perceber a importância de desmitificar essa dependência enquanto educador e relacionar com que temos na atualidade.

Necessário desmitificar a educação opressora e suas consequências e propor uma educação libertária. Fazer uma analise do passado para diagnosticar problemas do período em que a educação bancária, que é o acumulo de conhecimento sem a devida reflexão, foi à única forma de ensinar. Depois de vinte anos de redemocratização, percebemos que os reflexos da ditadura militar ainda permeiam o modo de ensinar dos nossos professores. Se as matérias como História e Filosofia, por exemplo, podem ter uma função que não só de transmitir o conhecimento padrão, aquele contato normalmente por instituições e pelos “vencedores”, devemos optar por esclarecer qual é o outro lado da história, aquela que se faz pela resistência ao opressor. Nesse sentido, sabendo a importância da aplicação da pedagogia libertária de Freire, se propõem uma reflexão e um diagnóstico do sistema atual. Educar para liberdade é trazer temas pertinentes e contextualizá-los com a História. Porque sem saber como chegamos até aqui, não há possibilidades de se modificar a realidade. Uma leitura criteriosa e fundamentada do seu tempo é necessária.

Se vislumbramos uma sociedade menos desigual e menos excludente, precisamos analisar os aspectos pertinentes que mantém esse sistema.

Uma educação verdadeiramente libertadora forma cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. O processo de educar passa por questões que versam libertar o educando do que possa prendê-lo a costumes e secar as possibilidades de libertação.

Paulo Freire nos dá as possibilidades de elaborar mecanismos para um educar com amor, desprendidos das amarras sacramentadas em nossa sociedade e vistas como natural. Uma educação progressista pressupõe um rompimento no vinculo opressor/oprimido, sem essa desvinculação a liberdade não acontece e o ciclo de opressão permanece.

Uma educação de qualidade deve ser libertadora, mais que pensar em espaço físico de uma instituição devemos nos pautar nas relações humanas, se faz com propósitos de melhorar o mundo. Compreende-lo é um passo importante.

Provocar para essa reflexão humanista e libertadora. Coloca-la em prática enquanto educador é um passo decisivo para a nossa formação.

1.2 Objetivo

Analisar a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.

1.2.1 Objetivo geral

É avaliar e identificar a relação das reflexões e metodologias utilizadas por Paulo Freire sobre o processo educativo, publicado em sua obra Pedagogia do Oprimido. Atendo-nos e identificando quais foram transformações causadas na sociedade procurando destacar o papel do dialogo e o desenvolvimento crítico diante de uma prática pedagógica autoritária e opressora. Entender a importância de Freire para o educador, diagnosticar problemas e causas que impedem a melhoria da relação do educador com o educando, propondo um caminho

1.2.2 Objetivos específicos

1. Fazer uma leitura da obra e debater os aspectos pertinentes, principalmente trazer para realidade atual o que Freire já diagnosticava. Quais são os principais fatores impeditivos para uma melhora no processo de educar.

2. Através de vários olhares da Pedagogia do Oprimido colocar a percepção de cada estudante do Curso de pedagogia como contribuição para se entender a obra Freiriana.

3. Verificar qual foi a importância do legado freriano para educação brasileira

4. Que fatores contribuíram para que a educação bancária se estabelecesse e como modificar para melhor nosso modo de educar.

5. Trazer para a realidade atual é também pensar nas novas tecnologias, como trabalhar Freire na sociedade da informação. Situar o aluno no mundo vasto que a internet propõe. Saber usar essa tecnologia como aliada na formação do cidadão é um desafio para o educador.

1.3 Justificativa

A justificativa é trazer a importância de Paulo Freire para atualidade e quanto é fundamental para o educando analisar o que Freire propôs em Pedagogia do Oprimido. Saber que temos em mãos a função de desmistificar a educação bancária e evitar os problemas nesse modo de ensinar.

Somos todos um ser social dessa forma devemos despertar nosso educando para a seu papel na sociedade que deve ser de melhorá-la.

“Desrespeitando os fracos, enganado os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros, discriminado o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a ser sérios, justos e amorosos da vida e dos outros” (FREIRE,2014, p.77).

2. Desenvolvimento

Paulo Freire falava sobre o caráter político do problema educativo e a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com