TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

janauba

PRODUÇÃO TEXTUAL  INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas organização e didática na eeducação, arte, educação e música, lucididad e educação, práticas pedagógicas e interdisciplinar, infância e sua linguagem, seminário interdisciplinar

Prof: Edilain VagulaLaura Céli Cabral, Marlizte Steinle, Rosely Montagnini, Cíntia Simioni

 Janauba

   2014

  1. INTRODUÇÃO

A arte é um fenômeno social na medida em que o artista é um ser social e sua obra é fruto das relações deste com os outros membros da sociedade, suscitando um modo de interpretar e conhecer o mundo. A criticidade conquistada nesse processo de apropriação dos códigos específicos da arte, tanto pelo aspecto cognoscitivo quanto pelo advindo da experiência estética e sensorial, pode proporcionar ao homem a possibilidade de mudar a realidade porque ele próprio é o produtor desta realidade. E aqui reside a importância do trabalho significativo com a arte na escola e para que o objetivo de se possibilitar o acesso à produção artística seja alcançado, a educação necessita ser colocada a serviço do fim da marginalização do conhecimento no qual vive a maioria da população o que significaria “articular o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade”. (SAVIANI, 2002, p.79)

A busca pelo conhecimento dá-se por diversas vias e uma delas é pelo acesso aos bens culturais. Por meio da arte, o sujeito amplia sua capacidade de reflexão e percepção, assim como sua sensibilidade. Possibilitar meios para criar é aprender que o caos também faz parte do processo de reordenação e que este mesmo processo é cíclico e em constante mutação. Sendo assim o texto a seguir busca  contextualizar a  importância da arte como conhecimento e formação estética e a vida e a obra do artista

  1. DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO ESTÉTICA

Atualmente, já não se discute só a necessidade de trazer a criança para a escola, mas como mantê-la em uma situação de aprendizagem significativa, estabelecendo vínculos numa relação de afeto, cognição e prazer.

Daí a importância de se reconhecer a multiplicidade da espécie humana, em todas as suas dimensões e sentidos, pois a educação estética requer uma atitude crítica de base, capaz de acionar o aprendizado das diferenças pelo acolhimento das singularidades próximas, o que importa não é a afirmação de uma ideologia dominante, mas o aprendizado das diferenças, que fazem da espécie-humana o lugar de infinitas maneiras de celebrar a vida, entende-se que esta é uma questão que não pode ser esquecida em nenhuma formação docente que vise ultrapassar o horizonte pedagógico instituído.

Os conteúdos de Arte estão norteados por três eixos: produzir, apreciar e  contextualizar. Através do “produzir” o aluno se expressa, experimentando todas as linguagens artísticas. Apreciando, entra em contato com a produção histórica e social da Arte, analisando sua própria produção e dos colegas.

Ainda as diretrizes argumentam que o ensino artístico na escola, além de promover conhecimento sobre as diversas áreas de arte, deve possibilitar ao aluno a experiência de um trabalho de criação total e unitário.

Assim, cabe ao professor repensar na escola em seu tempo, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos e com o mundo da informação, rompendo com um modelo fragmentado de educação, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem, para que os alunos com suas diferenças culturais participem de forma mais crítica na reelaboração pessoal da cultura acumulada pela humanidade

A arte é parte integrante da sociedade desde os primórdios da civilização, sendo esta que já possuiu por muitas funções, em certos períodos ela “serviu” como registro do que se era vivido, em outro momento como detentor da beleza, do belo, já denunciou causas sociais, já foi tudo, mas também quase que foi nada..., muitas são e foram as funções e ainda não conseguimos defini-las criteriosamente, pois são inúmeras as definições dadas pelos artistas, críticos e curadores, a ainda pelos leigos e leigas no assunto

. A arte passou por muitas situações diferentes durante toda a história da humanidade. Cada época, cada período, cada movimento, cada estilo artístico possui sua visão estética própria. Além de conhecer a história é necessário também conhecer a cultuta de cada povo no mundo. O pensamento estético é desenvolvido de maneira diferente em cada um deles.  

Todo trabalho de arte seja um trabalho pictórico, um teatro, um trabalho musical ou uma dança sempre será um trabalho estético. Veja: a arte nem sempre é feita para mostrar somente o que entendemos por "belo", ela também precisa mostrar o outro lado. Belo ou feio é uma noção que cada um de nós criamos nas nossas cabeças. Na maioria das vezes recorremos às nossas tradições ou rompemos com ela. O belo está nas nossas cabeças também pelo que a sociedade nos impõe e que também saibamos construir a partir do nosso conhecimento filosófico sobre as coisas.

A VIDA E A OBRA DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL

"Quero ser uma pintora da minha terra". Foi assim que Tarsila do Amaral definiu, certa vez, sua ambição nas artes. Essa pintora modernista brasileira nasceu numa propriedade rural no interior de São Paulo.De família tradicional e rica, estudou em São Paulo (no Colégio Sion) e, a partir de 1902, em Barcelona,Espanha (no Colegio del Sagrado Corazón). Ali, aos 16 anos, pintou "Sagrado Coração de Jesus", seu primeiro quadro conhecido. Quatro anos depois, casou com André Teixeira Pinto, pai de sua única filha, Dulce. Separou-se dele e, em São Paulo, começou a estudar escultura (com Zadig Mantovani) e, depois, desenho e pintura (com Pedro Alexandrino).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com