TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTAGIO E PLANOS GREYCE

Por:   •  29/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

Gislaine Vicente Redivo

Jaqueline Mariot Maximiano

PEDAGOGIA (GED0996)

TUTOR EXTERNO: Cristina Reus

ESTÁGIO I:

CRICIÚMA-SC 2021/1

SUMÁRIO

  1. PARTE I: PESQUISA        3
  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3
  2. OBJETIVOS        3
  3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4
  1. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6
  1. METODOLOGIA        6
  2. CRONOGRAMA        7

APÊNDICES        9

  1. PARTE I: PESQUISA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Educação Inclusiva

Programa de Extensão: Acessibilidade e inclusão educacional Projeto de Extensão: A inclusão na Educação infantil

Produto Virtual: Cartilha

Tema: A inclusão na Educação infantil

Para que esse estágio fosse desenvolvido,  escolhemos a área de concentração educação inclusiva dando ênfase na Educação Infantil. Escolhemos esse tema, pois é bastante nítido a dificuldade dos educandos diante desse assunto, além disso, incluir se torna ainda mais desafiador na educação infantil no que diz respeito as práticas pedagógicas dinamizadas em sala de aula.

A inclusão não é um despertar de consciência de nossos políticos brasileiros, é antes de tudo um processo de luta mundial pelo direito de uma educação digna  para todos; uma luta dos deficientes e suas famílias pelo seu lugar na sociedade. A família deve estar presente nesse processo de luta, em especial por esta ser o primeiro contato social do aluno, sua porta de entrada para o convívio com as pessoas fora do leito familiar.

A participação da família é de suma importância no movimento da inclusão. Seja de forma individualizada ou por meio de suas organizações, é imprescindível a sua participação para que a continuidade da luta por sociedades mais justas para seus filhos seja garantida. É importante sua participação, pois assim a família irá exercer sua cidadania e funcionará como um veículo por meio do qual seus filhos possam aprender a ser. (SANTOS, 1999, p. 78)

Todo o ser humano possui alguma necessidade especial, porém, há quem precise de mais atenção que o outro, pois sua necessidade é maior. Nem sempre foi assim, pois o deficiente, antes da década de 60, era tido como invalido e por isso separado do convívio social, não tinham espaço no mercado de trabalho, nem na educação, enfim, não tinham vez nem voz. Essa forma de conceber o deficiente como inválido fez com que as famílias internassem-no em instituições de caridade, onde eram cuidados, medicados e possuíam algumas atividades para ocupar o tempo.

Após escolher a área de concentração, veio a escolha do tema que é “A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”. Com diversas pesquisas sobre o assunto, nosso objetivo é  apresentar  estratégias de como trabalhar a inclusão com a educação infantil. Afinal, a inclusão vai muito além da educação especial em si, ela também tem o intuito de reconhecer as diferenças entre os alunos e valorizar essas características por meio de atividades que favorecem as particularidades de cada criança.

  1. OBJETIVOS
  • Analisar a importância da educação inclusiva na educação infantil;
  • Entender o impacto causado pela exclusão.
  • Proporcionar atividades que os professores possam colocar em prática durante o período pandêmico;
  • Incentivar a igualdade e diferenças entre todos.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. Como trabalhar inclusão no ensino infantil

A escola é um espaço democrático, que deve estar aberto e preparado para receber todos os alunos. A Educação Infantil, fase inicial da formação acadêmica, representa o primeiro contato das crianças com esse universo repleto de aprendizados e novas descobertas, e a inclusão neste período é fundamental, pois além de todos os desafios que a criança terá ao iniciar a socialização, é preciso levar em conta que esse é um dos primeiros momentos em que o estudante estará longe dos olhares de sua família.

Trabalhar a inclusão na Educação Infantil é muito importante para que a criança se adapte ao ambiente escolar e possa dar continuidade aos seus estudos no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades. Para isso, gestores, educadores e toda a equipe pedagógica precisam estar engajados e preparados para oferecer todo o suporte e atenção que as crianças precisam.

Por muito tempo, a educação inclusiva era realizada de forma paralela, por instituições de ensino especializadas nesta área. Porém, muitas escolas estão investindo em ações reais de inclusão para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, sempre respeitando o tempo e as necessidades de cada uma. Diante desta proposta, a instituição de ensino se compromete a oferecer atividades diárias nas quais os alunos da Educação Infantil possam cultivar o respeito, a cidadania, o cuidar de si e do outro, a aceitação, o companheirismo e tantos outros valores necessários para a formação de cidadãos justos, éticos e que respeitam as diversidades que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento.

Há muito ainda para avançar no que se refere ao processo de Inclusão nas escolas regulares de Educação Infantil. A falta de material, a acessibilidade, falta de professores, déficit na formação, são desafios contínuos. Porém, a escola é um espaço de formação, é no cotidiano escolar que as estratégias vão surgindo. Mas pra isso, precisamos desconstruir também algumas ideias, como afirma Ferreira e Guimaraes (2003, p. 27):

Os efeitos causados pela visão equivocada sobre pessoas com deficiência levam ao desconhecimento de suas potencialidades, o que acaba por continuar reforçando a crença sobre sua suposta incapacidade. Esse quadro só poderá ser alterado á partir do momento em que a condição de deficiência modificar-se, tomando em consideração também as potencialidades, e não apenas os defeitos e as limitações das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (363.5 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com