TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  1. Dados do(a) aluno(a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Mirelle Catonho da Silva

RGM

16817478

Curso

 Pedagogia

Instituição

Cruzeiro do Sul

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

 realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

         O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O presente relatório demonstra a importância da educação infantil, que visa fortalecer o processo de desenvolvimento humano. Durante o estágio supervisionado, a observação é o primeiro passo deste momento de formação, tornando-o essencial para o sucesso das atividades a serem desenvolvidas, e na regência é o momento de relacionarmos as teorias aprendidas com a prática docente.

Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

  1. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente na Creche D. Júlia Abrahão de Lima, localizada na Rua Sebastião Martins Pedro, 271, Centro, pertencente à rede pública de ensino da cidade de Tuiuti, no estado de São Paulo.

  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas no Ensino Infantil. Foram acompanhados dois professores. A Carol do maternal I, e a Mariza do maternal II.

A Carol é uma professora muito gentil, carinhosa e dedicada aos alunos, totalmente preparada para a função. Ela não somente tem a função de ensinar, como parece que nasceu para esse dom.

A professora Mariza, possui todas as características citadas acima, contudo seu ponto forte na docência é sua criatividade, ela confecciona coisas maravilhosas para ilustrar o aprendizado de seus alunos.

Em suas aulas ambas demonstram entusiasmo, afetividade, alegria, e muita habilidade pedagógica nas atividades desenvolvidas.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Carol

Maternal I

Pedagogia

5 anos

3 anos

Mariza

Maternal II

Pedagogia

10 anos

4 anos

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)  

             

A partir da observação das aulas das professoras, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora Carol – Maternal I: sua metodologia inclui, leituras de histórias, que prendiam totalmente a atenção das crianças, somente com o livro e modificando o tom da voz. Cantigas, no qual trabalham lateralidade, exploram os movimentos das crianças.

Professora Mariza – Maternal II: Estão presentes em sua prática cotidiana as brincadeiras lúdicas, que estimulam sua criatividade, os jogos, como quebra cabeça, que favorecem o desenvolvimento da atenção, concentração, noções matemáticas, as canções, a roda de conversa, que ampliam a confiança e a comunicação, atividades com colagem, pintura, e desenhos, que incentivam a personalidade criativa e inventiva.

Ambas as professoras, em sua prática pedagógica diária, desenvolvem atividades envolvendo linguagens: oral, musical, gestual e corporal. Aula de Educação Física, que além de trabalhar a motricidade da criança, trazem assuntos como, ética, cidadania, respeito as diferenças e cooperação. E artes, que estimulam a sensibilidade, a espontaneidade e criatividade do aluno.

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

        A Educação infantil é a base do conhecimento da criança, essa fase é primordial para o desenvolvimento das etapas consecutivas de sua vida escolar, por isso faz-se necessário uma prática pedagógica coerente com o bom desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.  

                O professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem, como se desenvolvem e levar isso em conta na hora de planejar cada aula. Ao estagiar foi notório a peculiaridade de cada aluno, e com isso a práxis pedagógica, ou seja, as professoras colocaram seus saberes para transformar o ambiente e aqueles que estão neles inseridos.

                No estágio foi possível verificar várias práticas pedagógicas, se destacando entre elas, duas na qual eram utilizadas diariamente.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema:  Música

                A música se faz presente na vida da criança antes de sua alfabetização, se inicia no ventre materno e segue no decorrer de sua infância. Além de motivadoras aprimoram suas habilidades motoras.

Através da música, as crianças aprendem a conhecer-se a si próprias, aos outros e à vida. E, o que é mais importante, através da música as crianças são mais capazes de desenvolver e sustentar a sua imaginação e criatividade ousada. Dado que não se passa um dia sem que, duma forma ou doutra, as crianças não ouçam ou participem em [sic] música, é-lhes vantajoso que a compreendam. Apenas então poderão aprender a apreciar, ouvir e participar na música que acham ser boa, e é através dessa percepção que a vida ganha mais sentido. (Gordon 2000p. 6).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com