TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio neuropsicopedagogia clinica institucional

Por:   •  13/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  23.215 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO

ESTUDO DE CASO NEUROPSICOPEDAGÓGICO

Autora: Graciele Antunes de Souza

Faculdade Santo Agostinho – FASA/UNICEAD

email: gracysitepira@yahoo.com.br

1 - INTRODUÇÃO

Esta analise de caso tende a compreender as práxis da Neuropsicopedagogia Clínica, (que) aos poucos vem conquistando espaço no território brasileiro, surgindo como uma nova área do conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, abarcando conhecimentos neurocientíficos e tendo seu foco nos processos de ensino aprendizagem.                  Este estudo está pautado em atividades que avaliam e intervêm nos processos de aprendizagem procurando obter informações de todas as ciências que possam contribuir para formar o entendimento mais detalhado da aprendizagem de cada indivíduo.

 O estudo de caso vem abordando as dificuldades de uma aluna do APAE da cidade de Pirapora-MG, mediante a uma problemática no decorrer do processo do desenvolvimento escolar apontado pelos pais e/ou profissionais da escola. O diagnóstico psicopedagógico é trabalhado através das relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo de investigação no desenvolvimento pedagógico. Propõe ainda, relatar uma experiência psicopedagógica clínica que tem seu início através de uma queixa levantada pela escola, de uma aluna de 25 anos, que ainda não foi alfabetizada. Deste primeiro contato, surgiu à necessidade de diagnóstico com a paciente e posteriormente, um atendimento psicopedagógico.

O estudo de caso apresentado é resultado de um trabalho de três meses, realizado pela acadêmica Graciele Antunes de Souza, na condição de estagiária e observadora para conclusão da disciplina “Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica”.

     Minha atuação, na qualidade de estagiária em Neuropsicopedagogia Clínica, teve como desígnio proporcionar condições de adaptação ao desenvolvimento de relações interpessoais e o estabelecimento de vínculos, procurando inserir os sujeitos envolvidos

no processo de ensino-aprendizagem, bem como contar com a colaboração da equipe

escolar (professora, psicopedagoga, supervisora), auxiliando a ampliar “o olhar” em torno

dos aspectos abordados e trabalhados durante o processo de investigação psicopedagógico.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica foi realizado na Escola

Especial Professora Hemínia Alkimim (APAE). Situada na Avenida Alcides de Oliveira

Rosa, 756, bairro Nova Pirapora.

A APAE Pirapora, é uma associação de pais e amigos dos excepcionais, de caráter filantrópico, cultural e educativo. O ensino é voltado para educação especial, atendendo o público alvo de pessoas com necessidades especiais (deficientes intelectuais e múltiplos).

A escola foi construída dentro das normas exigidas com acessibilidades e adaptações às necessidades. Atualmente, conta com dez salas de aula, entre elas: sala de vídeo, de biblioteca, de brinquedos; da diretoria, de supervisão, cozinha e um consultório médico ainda não concluído.

Os alunos que estudam na instituição recebem o apoio e acompanhamento semanal das técnicas da área de saúde, que no momento são: fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Também recebem o apoio sempre que se faz necessário da parte pedagógica com a supervisora, assim como os professores.

Quanto ao conselho de pais escolar, acontecem duas vezes ao ano, assim como as reuniões escolares que são previstas no mínimo duas , em calendário e se houver necessidade são marcadas mais no decorrer do ano letivo.

A escola sempre está durante todo o ano letivo fazendo projetos de datas comemorativas e assuntos ligados com a área de saúde, esporte e meio ambiente, além se ser efetivamente participativa em eventos de caráter comunitário.

A instituição funciona no turno matutino e vespertino, sendo 14 turmas ao todo. É ofertada no ensino especial: A Educação Infantil, o Ensino Fundamental séries iniciais e em breve atenderá a modalidade para jovens e adultos – EJA.

APAE, é uma escola particular filantrópica, sem fins lucrativos, matem relações amigáveis e parcerias com as escolas particulares, municipais e estaduais. Os professores que aqui atuam são formados no curso de Pedagogia ou Normal Superior com a complementação na área de educação especial, seja esta, no nível de graduação, pós-graduação ou em cursos de capacitação, seminários com o mínimo 40 horas comprovados.

3. APRESENTAÇÃO DO CASO

O presente estudo de caso relatou a experiência de uma jovem que é atendida pela APAE do município de Pirapora/MG. Por intermédio da Psicopedagoga da Instituição em que está inserida, tive a oportunidade de acompanhar e analisar o caso. Analisando os relatórios de anos anteriores contidos na pasta individual da aluna, e através de testes projetivos, observações e entrevista de anamnese, foi possível levantar algumas hipóteses que serão elucidadas no decorrer deste relatório.

S.J.V (nome fictício), 25 anos, frequentou até aos 10 anos a escolar regular. Desde o inicio da sua carreira estudantil vem recebendo atendimento psicopedagógico.

A aluna encontra-se matriculada na Instituição de ensino especial desde os Dezesseis anos. Foi encaminhada ao atendimento psicopedagógico com as seguintes informações: A jovem apresenta dificuldade de aprendizagem com atividades que envolvem escrita, leitura e exercícios matemáticos. Segundo o laudo da psicopedagoga da instituição, a aluna tem boa socialização, bom comportamento e está em estágio de desenvolvimento de estímulos, desenvolvendo sua capacidade de elaboração cognitiva.

Atualmente não frequenta a escola regular. No que se refere à coordenação motora fina/ grossa possui coordenação motora comprometida, dificuldade para realizar trabalhos minuciosos. A aluna apresenta nível alfabético pré-silábico, consegue escrever e fazer leituras simples, mas não de acordo com sua idade cronológica. A mesma tem potencial para a aprendizagem.

A avaliação psicopedagógica feita em S.J.V, primeiramente foi realizada com o objetivo de conhecer um pouco sobre sua história de vida e atividades ligadas à leitura e escrita, bem como às questões de raciocínio lógico-matemático, desenhos e expressões plásticas. Tudo, visando diagnosticar os aspectos sócios afetivos associados à aprendizagem (interesses, autoestima, desejos e desenvolvimento social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (258.2 Kb)   docx (455.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com