TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saberes da docência e a reflexão sobre a prática pedagógica

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Saberes da docência e a reflexão sobre a prática pedagógica

O conhecimento humano é essencialmente uma construção continua. De acordo com os pensamentos construtivos, os alunos aprendem o conhecimento no seu dia a dia, não pense que em apenas um dia os alunos já aprenderam tudo.

A escola tem papel fundamental, pois deve propiciar ao aluno formação intelectual. O professor sempre o transmissor desse processo. A ideia construtiva revela que a inteligência humana se constrói a partir da troca do organismo com o meio social.

A função do professor é desafiar o aluno com situações adequadas ao estágio de desenvolvimento em que se encontram. O ato de desenvolver a aprendizagem envolve tanto o esforço quanto o investimento, em cada atividade, os alunos dever ter objetivos de realização para os quais dirigir seus esforços. O aluno deve estar ligado sobre o objetivo das atividades que irá desenvolver, o docente deve intervir e compreender o que o aluno pensa e qual a sua dificuldade.

Newton Duarte critica a forma que o construtivismo influencia as escolas com o modo de tratar a aprendizagem. Para ele o fundamental na essência do ser humano é o ser social e cultural. Ele adverte que Piaget se preocupava com o desenvolvimento do pensamento e nunca com o conteúdo do pensamento.

Entretanto, a opinião de Duarte em que o aluno deve adquirir conhecimento sozinho, é uma ideia errada, pois os alunos aprendem mais estudando em grupos. O outro aspecto que Duarte aponta que as atividades educativas acabam se tornando espontâneas, que o professor só transmite aquilo que o aluno quer aprender e compreender, isso para ele desmerece o professor. No entanto, as idéias construtivistas apontam que o professor deve entrar em contanto com os alunos, pedindo opiniões e que eles expressem sua criatividade.

Do ponto de vista de Duarte, com as ideias construtivistas o aluno não está desenvolvendo sua criatividade, inteligência e sabedoria. E que obtêm níveis baixos de desenvolvimento e aprendizagem. E que o professor esta sendo desautorizado dentro de sala de aula. Realmente, as idéias de Newton são diferentes das minhas, pois com as idéias do construtivismo que o aluno deve participar em totalidade das aulas e com isso adquire mais conhecimentos e adquire cada vez mais sua criatividade.

Uma situação construtiva e ao mesmo tempo contemporânea é o ato de propiciar a interação com o outro, porque o conhecimento é uma construção social que interliga todos do ambiente escolar. Não é apenas o professor que produz os alunos entre sim produzem. Por exemplo: Um aluno que possui uma facilidade na compreensão de determinados conteúdos, pode ajudar aquele que está com alguma dificuldade, isso contribui para interação em sala de aula.

Com as novas tendências o professor deve saber lidar com a aprendizagem do aluno, deve implantar projetos e saber operar regras, e também deve ensinar o aluno a aprender a aprender e ajudá-lo a compreender que não se deve apenas levar o conteúdo, mas sim a forma de organização que leva o entender desse conteúdo.

Para incentivar a criatividade pela busca do conhecimento principalmente de crianças, é necessária atividades em grupos, como jogos, brincadeiras que propiciem o divertimento e ao mesmo tempo em que elas adquiram mais conhecimento e vontade de aprender. Uma competição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com