TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade e a Pesquisa da Bióloga Sarah Brosnan

Por:   •  4/11/2016  •  Dissertação  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.455 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade e a Pesquisa da Bióloga Sarah Brosnan

A Teoria da Expectativa desenvolvida por Victor Vroom, sugere que a motivação é composta por duas partes principais, os desejos individuais e as expectativas de alcança-los. Esta teoria sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço. Vroom afirma que a motivação é um produto de três fatores; expectativa, valência e instrumentalidade.

Já a Teoria da Equidade de Stacy Adams, parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre pessoa e organização. Segundo Adams, as pessoas sentem –se motivadas sempre que esperam receber da organização, uma compensação justa pelos seus esforços. A justiça dessa comparação é avaliada através de comparações entre o que recebem   outras pessoas.

Quando a compensação é considerada justa, equilibrada com a de outras pessoas, a percepção é de equidade, e as contribuições continuam ao mesmo vapor. Caso contrário, se houver percepção de iniquidade, a sensação for de injustiça, as pessoas sentem-se insatisfeitas e tendem a reduzir suas contribuições, ou até sair da organização.

A pesquisa dos macaco-prego, realizada pela bióloga Sarah Brosnan, revela que o macacos tem senso de justiça, assim como os seres humanos. Nessa pesquisa é possível perceber a existência das duas teorias.

Quando os macacos entregam as pedras, tem o objetivo receber sua recompensa, ou seja o pepino. Teoria da Expectativa, ele trabalha em busca da sua recompensa.

Enquanto todo recebem a mesma recompensa, a percepção é de equidade, de justiça, pois todos estão exercendo a mesma função (de entregar as pedras). Mas quando as recompensas se diferenciam, uns passam a receber uvas e os outros continuam a receber pepinos, os macacos que receberam os pepinos sentem- se injustiçados, sentimento de iniquidade e mudam de comportamento imediatamente, rejeitam os pepinos e deixam de entregar as pedras.

Para tornar esse sentimento de equidade ou iniquidade em algo produtivo, é necessário que a pessoa adote a teoria da expectativa. Onde não há comparações entre recompensas, e sim, uma maior produtividade para alcançar seus ideais.

Referências

VITORINO, João. Motivação no trabalho, www.portaldoconhecimento.gov.cv, 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com